O Papa Francisco pediu às participantes do Capítulo Geral da União Romana da Ordem de Santa Úrsula, conhecidas como religiosas Ursulinas, que não renunciem a serem missionárias corajosas, para que assim possam crescer espiritualmente e evangelizar o mundo de hoje.

“Desejo para toda a União Romana da Ordem de Santa Úrsula uma opção missionária corajosa, capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, os idiomas e as estruturas de governo e de apostolado se tornem canais apropriados para a evangelização do mundo de hoje”, disse o Papa Francisco durante a reunião do Capítulo Geral, realizado na quinta-feira, 3 de outubro, na Sala Clementina do Vaticano.

Nesse sentido, o Santo Padre lhes sugeriu que, “se quiserem crescer na vida espiritual vocês não podem renunciar a serem missionárias”, porque, vivendo o “espírito de encontro” com o outro, “alargamos a nossa interioridade para receber os melhores presentes do Senhor" e "ilumina-se mais a fé para reconhecer Deus".

“Queridas irmãs, respeitando sua identidade pessoal e a originalidade carismática que as caracteriza, são chamadas a 'fazer vida nova', a levar um sopro de vida nova aos confins da terra, sabendo estar com responsabilidade no meio de diferentes povos, nações e culturas, para que a mensagem de fé, esperança e caridade que vocês carregam atraia pessoas para Cristo”, disse o Papa em outro momento.

O Santo Padre também observou que hoje "vivemos em um contexto internacional e intercultural" e, por isso, as convidou "a buscar, em um clima de oração, os instrumentos adequados para que, na busca de seus objetivos individuais e comunitários, não percam de vista o vasto horizonte da humanidade pela qual Jesus deu a vida”.

“Mais do que nunca, precisamos de testemunhos coerentes. Testemunhos coerentes, por favor. A Igreja precisa de homens e mulheres que, a partir de sua própria conversão pessoal, sejam capazes de oferecer aos demais escuta e compreensão junto com a alegria do Evangelho”, acrescentou Francisco.

Por isso, o Papa disse às Ursulinas que são “chamadas a dar esse testemunho como filhas fiéis de Santa Ângela Merici, encontrando uma inspiração renovada em seu carisma, para responder à sede deste mundo, que, em última instância, é sede de Cristo e sede de sua misericórdia”.

Também as incentivou a "continuarem sua tarefa educacional com entusiasmo, especialmente em um momento no qual os jovens estão sobrecarregados por uma enorme quantidade de informações e desorientados pela velocidade com a que são transmitidas".

“Vocês sabem que um progresso sério na tomada de consciência dos valores só é possível se a educação for combinada com a proclamação do Evangelho. Isso se faz principalmente por meio do testemunho pessoal, por isso as convido a cuidar atentamente da vida espiritual”, acrescentou.

No final de seu discurso, o Santo Padre pediu a intercessão da Santíssima Virgem, de Santa Úrsula e de Santa Ângela de Mérici, para que “possam iluminá-las em seu discernimento e em suas decisões, para que lhes concedam a força para colocá-las em prática, sempre conscientes de que o fim último da vida é dar glória a Deus”.

Confira também: