Ao dar nesta quinta-feira aos jovens de fala hispana reunidos em Colônia a catequese "Encontrar-se com Cristo na Eucaristia", o Arcebispo de Zaragoza, Dom. Manuel Ureña Pastor, advertiu que uma busca sem fim da verdade, o bem e a beleza não é humano e não está nos planos de Deus.

Perante centenas de jovens peregrinos reunidos na cidade que abriga as relíquias dos Reis Magos, o Prelado explicou que o itinerário espiritual destes personagens deve ser percorrido pelos jovens e todos aqueles que desejam sinceramente a felicidade.

"Depois de ter encontrado o Menino-Deus, os Magos terminam sua peregrinação e cessam em sua busca. Como iriam continuar procurando se já tinham encontrado a verdade, a pérola preciosa, o tesouro escondido? Com a posse de seu objeto, que é a verdade, a razão dos Magos ficou satisfeita, e a fome de bem e de beleza que pulsava em seus corações se apagou", disse.

"A busca sem fim não é humano, não está de acordo com o ser da verdade e não está nos planos do verdadeiro Deus. Contra o que disse uma vez o filósofo Jean-Paul Sartre, o homem não é um asno com uma cenoura posta permanentemente diante de seus olhos, que, ao avançar, ele mesmo a afasta. E Deus não é um ser absurdo e arbitrário que se apraz nos mostrando seu rosto em Cristo e ocultando-o simultaneamente de nosso olhar", explicou aos jovens que participam da XX Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o Prelado, "em Cristo o Pai revelou plenamente sua face. Nada reteve para si. Pois bem, o itinerário espiritual percorrido pelos Reis Magos é o que voces, jovens, estão chamados a percorrer, e é o que deve seguir também toda pessoa que queira ser autêntica consigo mesma, alcançar a verdade, ser livre da verdade e chegar, assim, a ser feliz".

Para o Arcebispo aragonés, este caminho deve ser seguido por todos os "homens de boa vontade e de mente não poluída pela ideologia", acrescentando que, "encontramos a Cristo hoje ali aonde Ele quis ficar para sempre conosco. E este lugar único e privilegiado não é o cosmos ou mundo natural, como equivocadamente pensa a ‘New Age’, nem a sociedade civil em si mesmo considerada , assim como tampouco a razão, a vontade livre, o sentimento estético ou religioso do sujeito individual ou coletivo". Assim, o Prelado assegurou que "a Cristo se encontra e se adora ali aonde o Espírito Santo lhe faz presente: na Igreja".

Mais adiante, Dom. Ureña assinalou que "a Eucaristia é, assim, o lugar da Igreja aonde a presença de Cristo se faz particularmente densa, até o ponto de constituir a fonte e o topo de todas suas outras presenças".