O Papa Francisco advertiu o povo cristão contra a “mornidão espiritual” que transforma “a nossa vida em um cemitério”,

Durante a Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta quinta-feira, 26 de setembro, o Santo Padre comentou a primeira leitura do dia, correspondente ao Livro de Ageu, no qual se narra como Deus repreende o povo de Israel por sua falta de compromisso na hora de reconstruir o Templo de Jerusalém, que estava em ruínas.

Aquelas pessoas, disse o Papa em sua homilia, “não tinham vontade de se levantar, não se deixavam ajudar pelo Senhor que queria resgatá-los”. A desculpa era que o momento adequado ainda não havia chegado.

“E este é o drama dessas pessoas, e também o nosso”, lamentou o Pontífice. Um drama que se produz “quando vem aquela mornidão da vida, quando dizemos: ‘Sim, sim, Senhor, tudo bem... mas com calma, calma, Senhor, vamos deixar assim… Amanhã eu faço!’”.

“Para repetir o mesmo amanhã e amanhã adiar para depois de amanhã e depois de amanhã adiar ainda… e assim, uma vida para adiar decisões de converter o coração, de mudar de vida”.

O Pontífice lamentou que essa atitude leva muitas pessoas a desperdiçarem sua vida e a terminar como “como um farrapo porque não fizeram nada, só mantiveram a paz e a calma dentro de si”. Mas esta paz, advertiu Francisco, “é a paz dos cemitérios”.

“Quando nós entramos nesta tepidez, nesta atitude de mornidão espiritual, transformamos a nossa vida em um cemitério: não há vida. Há somente fechamento para que não entrem os problemas”, afirmou.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Ageu 1,1-8

1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. 3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4“Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?

5Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor.

Confira também: