No domingo, 15 de setembro, entraram em vigor os novos estatutos da Federação Regnum Christi, aprovados em 11 de junho pela Santa Sé ad experimentum durante 5 anos, através da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA).

A Federação Regnum Christi é formada e governada colegiadamente pelos Legionários de Cristo, as consagradas e os leigos consagrados, com voto consultivo dos leigos do Regnum Christi, que se associam individualmente à federação.

Com os novos estatutos, entrou em funções o colégio diretivo geral formado por Pe. Eduardo Robles-Gil, diretor geral dos Legionários de Cristo, Gloria Rodríguez, diretora geral das Consagradas do Regnum Christi, e Jorge López, diretor geral dos leigos consagrados do Regnum Christi.

O colégio diretivo geral tomou as primeiras decisões no dia 16 de setembro para lançar o novo governo e implementar gradualmente os Estatutos e emitiu uma carta em 17 de setembro.

Em sua carta, o colégio diretivo geral informa sobre as primeiras decisões tomadas como a nomeação dos leigos que participarão do próprio colégio diretivo geral e mda plenária geral, a promulgação do regulamento dos fiéis associados à Federação e do regulamento geral da Federação Regnum Christi.

Também nomeou Gloria Rodríguez como vice-presidente do colégio diretivo geral, Pe. Andreas Schöggl como secretário geral da Federação e Pe. José Cárdenas como administrador geral.

O secretário da CIVCSVA, Dom José Rodríguez Carballo, escreveu um junho que espera que “a nova estrutura de comunhão contribua para aprofundar e promover o carisma comum e a favorecer a colaboração em vista da missão a vocês confiada pela Igreja”.

O caminho de renovação foi um processo participativo e global, no qual, desde 2010, tiveram a oportunidade de se envolver todos os membros do Regnum Christi das quatro vocações, cerca de 22 mil, entre legionários de Cristo, consagradas, leigos consagrados e leigos.

Regnum Christi surgiu como um movimento eclesial no final dos anos 1950, fundado por Marcial Maciel Degollado, também fundador dos Legionários de Cristo.

Depois dos diversos escândalos sexuais descobertos na vida de Maciel Degollado, Bento XVI encomendou entre 2009 e 2010 uma visita apostólica aos Legionários de Cristo e Regnum Christi. Mais tarde, nomeou o falecido Cardeal Velasio de Paolis como delegado pontifício. Pe. Ghirlanda sucedeu o Cardeal De Paolis.

Com a criação da Federação, Regnum Christi se define como "uma realidade da Igreja formada por quatro vocações: legionários de Cristo, consagradas, leigos consagrados e leigos".

Em uma carta de 11 de junho, os diretores da Federação assinalaram que com os novos estatutos “encerra-se uma etapa importante de nossa história. Nestes anos temos buscado compreender mais profundamente a identidade do Regnum Christi para poder encontrar uma estrutura canônica que ajude a custodiar o espírito e viver a missão que brotam do nosso carisma”.

Confira também: