A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou a realização da assembleia geral da rede internacional Talitha Kum, que luta contra o tráfico de pessoas em todo o mundo.

O evento será realizado em Roma, de 21 a 27 de setembro, e participarão 86 delegadas de 48 países. Esta rede é uma iniciativa da União Internacional de Superioras Gerais (UISG).

O tráfico de pessoas, informa o comunicado de imprensa, afeta pelo menos 40 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 70% são mulheres e crianças (Unodc, 2019). Talitha Kum está presente em 92 países com 44 redes nacionais nos 5 continentes: 9 na África, 11 na Ásia, 15 na América, 7 na Europa e 2 na Oceania.

Patricia Murray, secretária executiva da UISG, Gabriella Bottani, coordenadora internacional de Talitha Kum, detalharão o estado atual dos esforços da UISG e de Talitha Kum no mundo.

Participarão da conferência diversos especialistas internacionais, como Teresa Albano, Maria Grazia Giammarinaro, Bahija Jamal, Carlos Andrés Pérez e Irmã Angela Reed.

Em 26 de setembro, as 86 delegadas se encontrarão em audiência privada com o Papa Francisco, que sempre apoiou e incentivou as religiosas de Talitha Kum.

As histórias de êxito e os projetos em curso serão contatos através de testemunho direto das religiosas e das sobreviventes de tráfico de pessoas, como Blessing Okoedion, agora escritora e mediadora cultural, ou a romena Mihaela, obrigada a se prostituir e que hoje estuda direito para ajudar quem, como ela, foi vítima do tráfico, e a colombiana Paola, guerrilheira das FARC, com um passado de trabalhos forçados e abusos sexuais e que hoje é empresária.

Na assembleia também será entregue um prêmio especial a 10 religiosas que nos últimos anos se distinguiram por seu compromisso na luta contra o tráfico de pessoas.

Mais informação em www.talithakum.info.

Confira também: