O Papa Bento XVI chegou por volta do meio-dia ao aeroporto de Colônia-Bonn e no discurso que dirigiu aos presentes afirmou que "não se pode perder esta oportunidade para aprofundar no sentido da existência humana como 'peregrinação' realizada com a guia da 'estrela' em busca de Deus", recordando o exemplo dos Reis Magos, cujas relíquias estão na Catedral de Colônia.

"Com imensa alegria me encontro hoje, pela primeira vez depois de minha eleição à Cátedra de Pedro, em minha querida pátria, Alemanha. Agradeço a Deus com viva emoção que me tenha concedido iniciar as visitas pastorais fora dos limites da Itália vindo precisamente à nação que me viu nascer. Venho a Colônia com ocasião da XX Jornada Mundial da Juventude, que faz tempo meu Predecessor, o inesquecível Papa João Paulo II, tinha programado e predisposto", disse o Pontífice ao iniciar seu discurso breve.

Posteriormente, o Santo Padre saudou os membros da hierarquia da Igreja na Alemanha presentes como o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, e as autoridades civis que o receberam como o Presidente da Alemanha, Horst Köhler.

"Dou as graças a todos os que prestaram uma colaboração eficiente e generosa para organizar este acontecimento eclesiástico de alcance mundial. Penso nas paróquias, os institutos religiosos, as associações, as organizações civis e as pessoas privadas, apreciando a sensibilidade demonstrada ao dar uma cálida e adequada hospitalidade aos milhares de peregrinos que vieram de todos os continentes", afirmou Bento XVI.

O Papa lembrou que a "Igreja que vive na Alemanha, assim como toda a população da República Federal Alemã, podem orgulhar-se de uma ampla e enraizada tradição de abertura mundial, como o demonstram também as numerosas iniciativas de solidariedade, especialmente em favor dos países em desenvolvimento".

Bento XVI indicou também que "nos preparamos a viver em Colônia a Jornada Mundial da Juventude. O encontro de muitos jovens com o Sucessor do Pedro é um sinal da vitalidade da Igreja. Sinto-me ditoso de estar entre os jovens, de apoiar sua fé e de animar sua esperança. Ao mesmo tempo, estou seguro de receber algo dos jovens, sobretudo de seu entusiasmo, de sua sensibilidade e de sua disponibilidade para enfrentar os desafios do futuro".

"Além dos intensos momentos de oração –prosseguiu o Santo Padre– de reflexão e de festa com os jovens e com quantos participarão das múltiplos manifestações programadas, terei a oportunidade de me encontrar com os Bispos, aos quais dirijo já a partir de agora minha saudação fraterna. Verei logo os representantes das outras Igrejas e Comunidades eclesiásticas, visitarei a Sinagoga para encontrar a comunidade judaica, e acolherei também os representantes de algumas comunidades islâmicas. Trata-se de encontros importantes para impulsionar o caminho de diálogo e cooperação no empenho comum de construir um futuro mais justo e fraterno, que seja realmente digno do ser humano".

O Papa também enfatizou que a comunidade eclesiástica e a Cidade de Colônia estão especialmente vinculadas à memória destas figuras emblemáticas. "Como os Magos, todos os crentes, e particularmente os jovens, estão chamados a enfrentar o caminho da vida procurando a verdade, a justiça e o amor" e acrescentou que este é "um caminho cuja meta definitiva se pode alcançar só mediante o encontro com Cristo, um encontro que não tem lugar sem a fé".

Seguidamente, o Santo Padre lembrou uma série de Santos alemães que enriquecem a história eclesiástica deste país, que podem ser tomados como modelos pelos jovens nesta jornada como "São Bonifácio, Santa Úrsula, São Alberto Magno e, em tempos mais recentes, na Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) e no beato Adolph Kolping".

Finalmente, o Papa rogou para que a "Virgem Maria, que mostrou o Menino Jesus aos Magos quando chegaram a Belém para adorar ao Salvador, continue intercedendo por nós, assim como desde séculos vela sobre o Povo da Alemanha Que Deus abençoe aos aqui presentes, e também a todos os peregrinos e aos habitantes do País. Que Deus proteja a República Federal da Alemanha".