Ao celebrar a festa da Assunção na localidade de Guanabacoa, o Núncio Apostólico no país, Dom Luigi Bonazzi, exortou aos cubanos e cubanos a velar pela dignidade de todas as mulheres e as tratar como filhas de Deus.

Conforme informou a agência Cubanet, Dom Bonazzi “apelou à necessidade de honrar a entidade feminina, tratada como uma mercadoria e objeto de desejo, assunto denunciado por João Paulo II”.

O Arcebispo “convidou a todas as mulheres, em especial às da nossa sociedade e com elas também aos homens, para que tratem sempre a outros e por sua vez se façam tratar eles mesmos, como filhos de Deus, da mesma maneira como o fez Maria, pois é através dos homens e mulheres do mundo que a Mãe do Senhor deseja fazer-se presente”.

A agência reportou que o Núncio rezou para que Maria “nos faça crescer cada dia na prática do Evangelho para como ela nos fazer imaculados na prática da caridade, no serviço alegre, o amor gratuito e generoso, e na confirmação de uma grande verdade: tudo passa e só o amor permanece”.

A festa da Assunção de Guanabacoa se celebra faz 300 anos e inclui uma procissão de uma formosa estátua mariana. Após de décadas de veto, depois da visita do Papa João Paulo II a Cuba se permitiu recuperar a festa.

A Missa foi presidida por Dom Bonazzi em companhia de Dom Ramón Suárez Polcari, vários sacerdotes, religiosas, diáconos e fiéis.