Ao chegar a Port Louis, capital de Maurício, o Papa Francisco celebrou a Missa no belo monumento de Maria, Rainha da Paz, que contou com a presença de cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores.

Este local foi cenário de momentos importantes da vida da Igreja Católica em Maurício, desde a sua inauguração, em 15 de agosto de 1940.

O monumento conhecido como Maria, Rainha da Paz, foi construído como agradecimento por ter preservado a ilha Maurício de entrar na Primeira Guerra Mundial.

A estrutura do monumento é desenhada em forma ascendente e em vários níveis. Uma imagem da Virgem Maria, Rainha da Paz, coroa todo o monumento.

Esta imagem de Nossa Senhora é feita de mármore branco de Carrara, mede 3 metros e está representada com a Terra nas mãos, o que mostra que ela é Rainha da Paz e que o mundo está encomendado a ela.

Neste mesmo lugar, São João Paulo II celebrou a Missa, em 14 de outubro de 1989, quando visitou a Ilha Maurício, onde recordou o Beato Padre Jacques-Désiré Laval, um missionário evangelizador desta ilha que havia sido beatificado no Vaticano, em 29 de abril de 1979.

Este monumento de Maria, Rainha da Paz é um dos principais pontos da vida da igreja, nele foi celebrado, em 1947, o centenário da Diocese; em 1955, a primeira ordenação coletiva de sacerdotes mauricianos; em 1969, ocorreu a consagração episcopal do Cardeal Jean Margéot, primeiro bispo local.

Confira também: