O Papa Francisco plantou uma pequena árvore de baobá do lado de fora do Palácio Presidencial de Madagascar, junto ao jovem presidente da República, Andry Rajoelina, e também abençoou uma família sobrevivente da recente epidemia de sarampo que afetou fortemente a população do país.

O Pontífice realizou esses dois gestos simbólicos por ocasião de sua atual visita apostólica à África, na qual está visitando o país de Madagascar neste fim de semana, após sua viagem a Moçambique e, na segunda-feira, viajará para Maurício, que será a última etapa antes de voltar para o Vaticano, na terça-feira.

Anteriormente, o Papa Francisco escreveu no livro de honra que visita Madagascar como “semeador de paz e esperança”, abençoou todo o povo de Madagascar e pediu orações por ele.

“Vim como semeador de paz e esperança: possam as sementes lançadas nesta terra dar ao povo malgaxe frutos abundantes! O Senhor abençoe todos vocês. Por favor, rezem por mim”, escreveu o Pontífice em francês após o encontro privado com o presidente da República de Madagascar, Andry Rajoelina.

Além disso, o Papa dirigiu seu primeiro discurso em Madagascar durante o encontro com as autoridades políticas, a sociedade civil e o corpo diplomático, onde destacou os esforços para estabelecer a democracia no país.

Depois, o Santo Padre se dirigiu ao Mosteiro Carmelita de clausura onde rezou a hora média com quase 100 monjas de clausura de todo o país e pregou por mais de uma hora e meia com um discurso improvisado em italiano, que foi traduzido ao malgaxe, idioma local, por um sacerdote da diocese.

Antes de deixar o Mosteiro, o Pontífice se reuniu em privado e abençoou uma família de sobreviventes da recente epidemia de sarampo que atingiu a população de Madagascar este ano e matou mais de mil pessoas.

Posteriormente, o Papa Francisco teve um almoço privado na Nunciatura Apostólica de Antananaribo e, após um breve momento de descanso, o Papa se encontra com a Conferência Episcopal de Madagascar, na Catedral de Andohalo.

Finalmente, o Santo Padre participará de uma vigília de oração com os jovens reunidos no campo diocesano de Soamandrakizay, local onde também será realizada a Missa Dominical no dia seguinte pela manhã.

Confira também: