Na catequese que pronunciou diante os jovens da América Latina e Espanha na igreja de São Mechtern, o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, exortou aos presentes a “procurar a verdade em Cristo e não utilizar só a razão senão deixar-se guiar pelo amor”.

“A verdade tem rosto, o rosto amável de Jesus de Nazaré. Quantas perguntas deixaria nas nossas almas a busca da verdade apenas por meio da razão! Existe a morte, a dor, o sofrimento, qual o significado de tudo isto? Só em Jesus Cristo, mais ainda, em Jesus Cristo crucificado se encontram respostas a muitas perguntas, não respostas racionais, possivelmente supra-racionais, respostas existenciais”, indicou o Cardeal.

“Tanto amou Deus ao mundo –prosseguiu o Cardeal– que enviou a seu único Filho e Ele compartilhou conosco o sofrimento e a morte, inclusive a morte ignominiosa da cruz”. Cristo crucificado é a verdade estremecedora de Deus que sai ao nosso encontro nos amando até o extremo, não há na cruz explicação racional da nossa miséria humana, do sofrimento, da morte, há uma desconcertante solidariedade de Deus que nos ama em Jesus Cristo e sofre conosco e por nós e morreu por nós, deste modo a cruz de Cristo se converte na maior e mais sublime verdade para o homem e a mulher de fé”, adicionou.

Para o Cardeal, “a verdade não é só fruto de um raciocínio prévio, mas de um movimento de todo o nosso ser porque despertou o amor em nós, ou seja que suspeitamos que o amor é possível ou temos ânsias de amar ou porque experimentamos a ausência de amor em nossas vidas e isto que produz desgosto, angústia. A verdade sem amor é fria ou dura, o amor sem verdade é falso, a verdade com amor é a felicidade”.

“A verdade uma vez encontrada deve ser proclamada e proposta aos outros, essa é tarefa  inadiável para o jovem de hoje no mundo excêntrico e indiferente no qual vivemos”, asseverou o Arcebispo de Havana.

O Cardeal Ortega recordou que “nossa  busca de fé não acaba em uma postura estática pois, quando encontramos à verdade que é Jesus Cristo e seu amor sem limites, mil possibilidades se abrem diante de nós” e acrescentou que “o conhecimento dessa verdade é inesgotável e ao achá-lo-se suscita em nós um desejo de seguir procurando crescer na verdade e no amor”.

Finalmente o Arcebispo de Havana pediu aos jovens presentes que  "não parem de avançar por essa verdade que é Cristo e que isto os faça anunciadores da verdade e da vida para que Cristo seja caminho não somente para vocês, mas também para muitos outros homens e mulheres. Cristo  chama cada um de vocês queridos jovens a evangelizar”.