O Papa Francisco abriu o coração diante de milhares de jovens aos quais deu12 conselhos para aplicar em suas vidas.

Foi o que o Santo Padre fez durante sua quarta viagem apostólica à África, no encontro inter-religioso com milhares de jovens em Maputo, capital de Moçambique, após ter celebrado a Missa em privado na Nunciatura Apostólica de Maputo e ter se reunido no mesmo local com alguns jovens de Moçambique.

Em seguida, o Papa realizou a tradicional visita de cortesia ao presidente da República de Moçambique e, depois, proferiu seu primeiro discurso às autoridades e ao corpo diplomático do país.

Posteriormente, o Pontífice se dirigiu junto com o Arcebispo de Maputo ao Pavilhão Maxaquene, um estádio com capacidade máxima de 15 mil pessoas, onde foi recebido com entusiasmo por milhares de jovens que cantaram e dançaram com alegria.

Neste local, o Papa Francisco pronunciou um discurso em português “com o coração aberto”, no qual foi interrompido em várias ocasiões com aplausos e ovações enquanto ele também acrescentava frases em espanhol.

Durante o encontro, o Santo Padre ofereceu estes ensinamentos aos jovens, que ele mesmo descreveu como “pequenos elementos que podem dar-vos o apoio necessário para não vos encolherdes nos momentos de dificuldade, mas abrirdes uma brecha de esperança; brecha que vos ajudará a pôr em jogo a vossa criatividade e encontrar novos caminhos e espaços para responder aos problemas com o gosto da solidariedade”.

1. Vós sois importantes! Precisais de o saber, precisais de acreditar nisto: vós sois importantes! Mas com humildade.

2. Alegria partilhada e celebrada que reconcilia e se torna no melhor antídoto capaz de desmentir todos aqueles que querem dividir, fragmentar ou contrapor.

3. Se quiseres chegar depressa, caminha sozinho; se quiseres chegar longe, vai acompanhado.

4. Sonhai com os outros, nunca contra os outros; sonhai como sonhastes e preparastes este encontro: todos unidos e sem barreiras.

5. Inimiga dos sonhos e do compromisso, não é apenas a resignação, mas também a ansiedade.

6. Não deixeis que vos roubem a alegria. Não deixeis de cantar e expressar-vos de acordo com todo o bem que aprendestes das vossas tradições.

7. Não é bom dar-se por vencido! Não caiamos no erro de parar porque há coisas que não correram bem à primeira.

8. Sede capazes de criar a amizade social. Como é importante não esquecer que a inimizade social destrói. O mundo destrói-se pela inimizade. E a inimizade maior é a guerra.

9. Os sonhos mais belos conquistam-se com esperança, paciência e determinação, renunciando às pressas.

10. A paz é um processo que também vós sois chamados a fazer avançar, estendendo sempre as vossas mãos especialmente àqueles que estão a passar momentos difíceis.

11. Procurai crescer na amizade também com aqueles que pensam de maneira diferente, para que a solidariedade cresça entre vós e se torne na melhor arma para transformar a história.

12. Proteger a nossa Casa Comum. Aqui tendes um belo sonho para cultivar juntos, como família moçambicana, uma bela luta que pode ajudar-vos a permanecer unidos.

Por fim, o Papa Francisco quis realizar uma última reflexão: “Deus ama-vos e, com esta afirmação, estamos de acordo todas as tradições religiosas. ‘Para Ele, és realmente valioso; tu não és insignificante. Importa-Se contigo, porque és obra das suas mãos. Por isso, presta atenção e lembra-Se de ti com carinho’”, disse e acrescentou: “Não quer guardar a conta dos teus erros e, em todo o caso, ajudar-te-á a aprender alguma coisa também com as tuas quedas. Porque te ama. Procura ficar um momento em silêncio, deixando-te amar por Ele. Procura calar todas as vozes e alarido interior, e para um momento nos seus braços amorosos”.

Por isso, o Santo Padre convidou o ficar alguns minutos em silêncio para refletir sobre o Amor de Deus, que “é simples, quase silencioso, discreto: não esmaga, nem se impõe; não é um amor estridente nem exibicionista; é um ‘amor feito de liberdade e para a liberdade, amor que cura e eleva’”.

Mais em

Confira também: