Nesta quarta-feira, 4 de setembro, o Papa Francisco iniciou sua viagem pelos países africanos de Moçambique, Madagascar e Maurício; por isso, apresentamos alguns dados importantes que você deve saber sobre esses países.

1. Serão visitados por um Papa pela segunda vez

O Papa Francisco é o segundo Pontífice que visitará Moçambique, Madagascar e Maurício. Anteriormente, São João Paulo II visitou Moçambique em 1988, Madagascar em 1989 e fez uma visita pastoral a Maurício no mesmo ano.

2. Cada uma tem um lema particular

"Esperança, paz e reconciliação" é o lema da viagem a Moçambique; "Semeador de paz e esperança" é o de Madagascar; e "Papa Francisco peregrino de paz" para Maurício.

3. É a quarta vez que o Papa Francisco visita a África

O Papa viajou para Quênia, Uganda e República Centro-Africana, em novembro de 2015; Egito, em abril de 2017;e Marrocos, em março de 2019.

4. Têm uma população católica em crescimento

A população de Moçambique é de cerca de 27 milhões de pessoas, das quais mais de 6 milhões são católicos (28%), enquanto em Madagascar a população é composta por mais de 23 milhões de pessoas, sendo que 35% professam a fé católica. Além disso, Maurício têm 1,3 milhão de habitantes, com uma população católica de 28%.

5. Em Moçambique existe uma maioria católica

A Igreja em Moçambique está dividida em três arquidioceses e nove dioceses. São mais de seis milhões de batizados, o que equivale a 28% da população e é a principal confissão cristã do país (53%).

6. Madagascar é um país com pobreza generalizada

Entre as principais causas está a desnutrição crônica que afeta uma em cada duas crianças e uma maior vulnerabilidade a doenças infecciosas. Segundo o relatório da FAO de 2017, sobre o estado de segurança alimentar e a fome no mundo, Madagascar, Uganda e República Centro-Africana são as nações que experimentaram a maior piora da desnutrição na última década.

7. Santos e beatos

Em 1989, São João Paulo II visitou Madagascar pela primeira vez por ocasião da beatificação de Vittoria Rasoamanarivo (1848-1894), a primeira beata nativa. Em 14 de abril de 2018, a Igreja em Madagascar celebrou seu segundo beato: Lucien Botovasoa, um franciscano terciário e professor de ensino fundamental, morto durante as perseguições.

No caso de Maurício, Pe. Laval, conhecido como "apóstolo dos negros", desembarcou em Port-Louis em 1841 e dedicou-se à construção de escolas e centros de oração. Também sempre esteve próximo dos doentes e presos.

Confira também: