O Papa Francisco demonstrou sua proximidade às vítimas do furacão Dorian, nas Bahamas, que atingiu este país na segunda-feira, 2 de setembro, provocando, até o momento, sete mortos, número que poderia aumentar com o passar dos dias, assim como mais de 60 mil afetados.

O Papa expressou sua proximidade durante o voo que o levou de Roma a Maputo (capital de Moçambique), a primeira etapa de sua nova viagem apostólica à África.

“Gostaria de lembrar as vítimas do furacão nas Bahamas. São pobres pessoas que, de um dia para o outro, perdem a casa, perdem tudo, inclusive a vida”, disse o Santo Padre na saudação inicial aos jornalistas que o acompanham nesta visita apostólica.

Por isso, o Pontífice fez um convite àqueles que voaram com ele: "Cada um em seu coração faça uma oração por estes irmãos e irmãs que estão sofrendo (por causa) deste furacão nas Bahamas".

Telegrama ao presidente da Itália

Além disso, durante o voo de dez horas e meia, o Papa Francisco enviou o tradicional telegrama ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, no qual assinalou que fez essa viagem a Moçambique, Madagascar e Maurício “movido pelo desejo de encontrar os irmãos na fé e os habitantes dessas nações queridas”.

Depois, o Santo Padre enviou suas saudações ao político italiano e lhe assegurou suas “fervorosas orações pelo bem do povo italiano".

Por fim, cabe destacar que esta é a primeira viagem apostólica do novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, que já trabalha na Sala de Imprensa há anos e recentemente foi encarregado da logística dos jornalistas do voo papal.

Confira também: