Os bispos da Espanha lamentaram a morte de 17 militares espanhóis no Afeganistão por causa da queda de um helicóptero enquanto realizava operações regulares na última terça-feira.

Através de uma carta enviada ao Presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez Pérez, transmitiu em nome de todos os bispos espanhóis sua sentida condolência pela morte dos oficiais e soldados do exército espanhol acontecida a 20 quilômetros ao sul da base espanhola de Herat.

Os prelados elevaram sua oração "pelo eterno descanso dos falecidos e para que seus familiares sejam consolados nestes momentos de dor".

Desde Alemanha

Além da carta, que foi enviada desde a localidade alemã de Colônia, onde um numeroso grupo de bispos espanhóis participa da Jornada Mundial da Juventude, o Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Dom Antonio Cañizares Llovera, rezou pelos militares ao início da catequese que ofereceu aos jovens em Düsseldorf

O Arcebispo, acompanhado de seus  bispos auxiliares, Dom Carmelo Borobia e Dom Angel Rubio, expressou sua proximidade e solidariedade com as famílias dos militares falecidos no Afeganistão, e convidou a toda a comunidade diocesana a unir-se em oração por eles.

Igualmente, em um comunicado, expressaram seu pesar pelo acontecido ao Ministro de Defesa, José Bono, e às Forças Armadas Espanholas, e lhes manifestaram sua gratidão e a de toda a arquidiocese pelo serviço que emprestam em sua missão de paz naquele  país e em outros lugares do mundo, e elevam suas orações ao Pai para que cesse a violência, em todas suas manifestações.

Por último, agradeceram a todos os militares falecidos em outros atos de serviço e pediram aos paroquianos que se unam às suas orações por eles e pelas suas famílias.