O Bispo de Ocaña, Dom Jorge Enrique Lozano Zafra, publicou um comunicado no qual lamenta a morte dos párocos e convida aos colombianos a unir-se em oração por estas novas vítimas da violência.

Dom Lozano confirmou que na segunda-feira 15 de agosto, nas horas da manhã, no sítio El Diviso entre Convenção e Teorama, foram massacrados dois párocos de Convenção”, identificados como Ramón Emilio Mora Guerrero e Vicente Rozo Bayona.

O Prelado deplorou este “horrendo crime sacrílego, que fere profundamente o sentimento cristão dos pastores e fiéis da Diocese de Ocaña, enlutando ao presbitério com a perda de dois zelosos párocos”.

As autoridades colombianas ainda não esclarecem os motivos pelos quais foram assassinados os dois sacerdotes, mas se acredita que os autores do crime são membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Dom Lozano declarou que “sem importar, se foi fortuita ou voluntária, a ação cometida contra estes párocos e seus acompanhantes -dois civis que trabalhavam na construção de um posto policial- qualifica-se como uma horrenda violação ao sagrado direito da vida humana”.

Finalmente, o Prelado convidou à comunidade local a participar de uma Missa que se celebrará na Catedral de Santa Ana, para elevar “nossa súplica ao Senhor da Vida, para que dê de presente a vida sem fim a seus dois fiéis servidores”.