Os jovens da Espanha e América Latina que participam ativamente da Jornada Mundial da Juventude têm como uma de suas cidades sede a cidade de Düsseldorf. Caminhando pelas ruas pode-se encontrar muitos jovens cantando, rezando, dançando. Expressam sua fé de muitas formas e compartilham experiências com jovens de outros países.

Para Manuel Fernández, um jovem espanhol integrante do grupo Christifidelis Laici de Barcelona, a JMJ Colônia 2005 parecia algo "bastante complicado ao princípio, mas que vem se realizando satisfatoriamente. O trabalho dos voluntários foi muito importante e ao vir aqui sabia bem nosso papel", ao referir-se ao compromisso que assume agora que está aqui na Alemanha.

"Tudo é super interessante", afirma Johanna Muttach, uma moça venezuelana que assiste regularmente à paróquia São Martinho de Tours na diocese do Maracay; e acrescenta que "tudo está bastante bem organizado e na paróquia Santa Ursula, onde nos alojam, as pessoas nos tratam muito bem. A atenção e a acolhida foram excelentes".

Quênia Orozco, uma mexicana de Guadalajara, comenta que "isto é muito pai. Para mim é uma experiência maravilhosa estar aqui. Compartilhar a fé com outros jovens de todo o mundo é muito bom. Tive meu tempo juntando o dinheiro para viajar, não foi fácil chegar até aqui hoje" e recorda que para vir "É preciso preparar-se. É necessária e importante a preparação espiritual".

Um rapaz de Cuenca do Movimento Juvenil Dominicano, Freddy Delgado, indica que "esta ocasião é muito profunda. Muito espiritual. É um evento cheio de graça. Receberam-nos com os braços abertos e as confissões estiveram muito bem também".