No último domingo, o Papa Francisco anunciou que criará 13 novos cardeais em 5 de outubro, entre os quais está o Bispo Emérito de Benguela, Angola, Dom Eugênio Dal Corso, italiano que há anos é missionário neste país africano.

Dom Eugenio Dal Corso, Psdp, tem 80 anos e é um dos três futuros cardeais anunciados pelo Pontífice que não serão eleitores. O Santo Padre justificou tais nomeações pelo reconhecimento de “que se destacaram por seu serviço à Igreja”.

Nascido em 16 de maio de 1939, em Verona, Itália, Dom Eugenio Dal Corso pertence à congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de julho de 1963 e, em seguida, foi enviado a Roma para concluir seus estudos em teologia dogmática, dedicando-se também à vida pastoral na paróquia de Madonna di Campagna (Verona) e depois em Nápoles.

Começou sua vida missionária em 1975, sendo o seu primeiro destino a Argentina, na província de Laferrere, em Buenos Aires. Permaneceu neste país por onze anos, até ser transferido para a África e, em Luanda, capital da Angola, trabalhou com ao lado da população carente.

Em 15 de dezembro de 1995, foi nomeado Bispo Coadjutor de Saurino e, em 15 de janeiro de 1997, tornou-se Bispo titular desta diocese.

Mais tarde, em 12 de fevereiro de 2008, foi nomeado Bispo de Benguela, função que exerceu até 26 de março de 2018, quando renunciou por limite de idade.

Após sua renúncia, o Prelado escolheu continuar servindo como missionário e se ofereceu para trabalhar nas comunidades cristãs da Diocese de Menongue.

Logo depois do anúncio de que será criado Cardeal em outubro, Dom Eugunio Dal Corso expressou ao site ‘benguela.blogspot.com’  sua satisfação e revelou ter sido surpreendido. “Não sabia de nada e recebi a notícia com muita surpresa, mas aceito para o bem da Igreja”, afirmou.

Confira também: