O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, destacou durante a festa da Virgem de Urkupiña que só promovendo valores como a honestidade, eqüidade, legalidade, solidariedade e serviço, pode-se pensar em uma renovação da política.

O Prelado pediu que, no marco da Assembléia Constituinte, se realize um processo de renovação política que tome em conta estes valores. “Só a partir destas mudanças se poderá pensar em uma Bolívia melhor”, afirmou.

Entretanto, advertiu que “não será suficiente um projeto de uma nova Bolívia”, nem “os programas dos partidos” ou agrupamentos cidadãos se antes não se cultivar o espírito, que é “algo que vem do alto, algo superior, algo profundo”.

“Afirmamos convencidos que é necessário criar uma mística, ter um amor, alguns dirão uma ideologia inspiradora que nos comova, nos una e que nos mova a realizar esses valores, (mas) não basta proclamá-los, não basta que tenhamos perfeita convicção que são necessários, não basta; para vivê-los é necessário uma força interior”, explicou.

Do mesmo modo, indicou que a instalação da Assembléia Constituinte “é um processo que prevê umas etapas de mudança que desafiam a nossa capacidade” para obter consenso nos valores fundamentais. O Prelado acrescentou que Santa María é “modelo e mestra desses valores”.

“A Virgem convida a elevar o coração a Deus proclamando com ela essas maravilhas, os meios que devemos cultivar todos os bolivianos são a Eucaristia e a Palavra que se escuta todos os domingos na Missa”, afirmou Dom Solari.