Mais de 130 músicos internacionais assinaram uma campanha patrocinada pela Planned Parenthood para rejeitar as recentes restrições ao aborto aprovadas em vários estados dos Estados Unidos.

Catherine Hadro, apresentadora do EWTN Pro Life Weekly, publicou no Twitter a lista completa dos artistas, que pode ser vista na íntegra no final deste artigo e dividida por gêneros musicais. As assinaturas pertencem a celebridades como Ariana Grande, Paulina Rubio, Demi Lovato, Foo Fighters, John Legend, Katy Perry, Lady Gaga, Miley Cyrus, Nicki Minaj, Alanis Morissette e muitos mais.

“Os músicos de todo o país se solidarizam com a Planned Parenthood. Estão dizendo que o acesso a cuidados de saúde sexual e reprodutiva é quase o mesmo tipo de liberdade que lhes permite criar músicas e falar a sua verdade, porque ninguém é livre a menos que controle o próprio corpo”, anunciou o site da maior provedora de abortos do país, em 26 de agosto.

Os grupos pró-vida, por sua vez, negaram que o livre acesso ao aborto durante a gravidez seja uma forma de "liberdade".

“O aborto vitimiza e tira o poder das mulheres: nossos corpos devem estar livres de violência, incluindo a violência do aborto. Esses artistas não estão em contato com a maioria das mulheres nos Estados Unidos”, disse Molly Sheahan, da organização We Are Pro-Life Women, à CNA – agência em inglês do Grupo ACI.

“Três quartos dos norte-americanos, incluindo 79% das mulheres negras e hispânicas, são a favor de acabar ou restringir o aborto. Inclusive uma maioria significativa de democratas e pessoas que se identificam como pró-aborto são a favor das restrições ao aborto”, ressaltou.

Uma pesquisa de fevereiro indicou que a grande maioria dos norte-americanos apoiava pelo menos algumas restrições ao aborto.

Jeanne Mancini, presidente da Marcha pela Vida, disse à CNA que foi “doloroso” que as pessoas na indústria do entretenimento estejam publicamente apoiando “algo tão triste e escuro como o aborto”. Do mesmo modo, afirmou que as celebridades não pensam como a maioria dos norte-americanos, tanto no reconhecimento da realidade do aborto quanto na questão do financiamento através de impostos para a Planned Parenthood.

“Por mais poderosas que sejam as elites de Hollywood, não podem mudar a verdade subjacente de que o aborto tira a vida de um e fere outra, e que a Planned Parenthood é o maior provedor de aborto de nossa nação. No entanto, inclusive com o dinheiro e a influência aliados contra nós, o movimento pró-vida continua crescendo”, disse Mancini.

Nos primeiros meses de 2019, vários estados aprovaram leis que limitaram enormemente o acesso ao aborto. Essas leis vão desde a proibição quase total do procedimento no estado do Alabama, até as leis do Arkansas e Utah que proíbem o aborto após a 18ª semana de gravidez. 

Outros estados, incluindo a Geórgia, decidiram proibir o aborto após a detecção de um batimento cardíaco fetal, geralmente entre seis e oito semanas de gravidez. 

Nenhuma dessas leis entrou em vigor ainda, pois todas estão sendo impugnadas nos tribunais por organizações pró-aborto.

Seis estados vêm se mobilizando para expandir o acesso ao aborto. Quatro deles – Illinois, Nova York, Rhode Island e Vermont – codificaram o aborto como lei, o que significa que ainda seria legal caso a sentença Roe vs. Wade seja anulada pela Suprema Corte. 

A governadora do Maine, Janet Mills, aprovou uma lei que permite que o programa estadual Medicaid cubra o aborto e exigiu que as seguradoras ofereçam planos dentro do estado para cobrir os serviços de aborto. Mills também assinou uma lei permitindo que esta prática seja realizada por outra pessoa que não um médico. 

Em maio, Nevada descriminalizou o aborto e revogou várias restrições ao procedimento, incluindo uma exigência de verificação de idade. 

Planned Parenthood recentemente se retirou voluntariamente do programa de planejamento familiar do Title X depois que novas regras foram anunciadas pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Estas proíbem os beneficiários deste programa de propor a pacientes que façam um aborto ou os encaminhem a outras clínicas de aborto.

A organização ainda recebe cerca de 500 milhões de dólares em financiamento federal de outros programas.

Músicos que apoiam a Planned Parenthood (por gênero musical):

1. Pop/Rock

Ariana Grande
Alanis Morissette
Demi Lovato
Foo Fighters
John Legend
Katy Perry
Lady Gaga
Nicki Minaj
Paulina Rubio
Norah Jones
Miley Cyrus
Selena Gomez
The 1975
Adia Victoria
Alina Baraz
Amanda Palmer
Amara La Negra
Amy Millan (of Stars)
Andra Day
Bad Bad Hats
Band of Horses
Beck
Best Coast
BETTY
Betty Who
Billie Eilish
The Bird and The Bee
Bleached
Bob Mould
Bon Iver
Carly Rae Jepsen
Carole King
Charlie Burg
Charlotte Lawrence
China Forbes (of Pink Martini)
CHVRCHES
Cindy Wilson (of The B-52s)
Daya
Death Cab for Cutie
Dua Lipa
Emily Wolfe
Erin Rae
Evie Irie
Fiona Apple
Fred Schneider (of The B-52s)
Grace VanderWaal
Grouplove
HAIM
Halsey
Hayley Kiyoko
Heart
Hinds
Hippo Campus
Idina Menzel
iyla
Jenny Lewis
Josh Ritter
Kate Nash
Kate Pierson (of The B-52s)
Kim Gordon
Lily Meola
Meghan Trainor
Mitski
Morgxn
MUNA
mxmtoon
The National
Nine Inch Nails
Phantogram
Pink Fly
Portugal. The Man
Queens of the Stone Age
Sara Bareilles
Sarah McLachlan
Sia
Sky Ferreira
Sleater-Kinney
Sleigh Bells
Soccer Mommy
Spoon
Tayla Parx
Third Eye Blind
Tove Lo
Transviolet
Troye Sivan
Vagabon
Walk Off the Earth
White Reaper
X Ambassadors

Mais em

2. Urbano/Hip Hop

A$AP Ferg
Ashanti
Fetty Wap
G-Eazy
Grace Sewell
Grace Weber
Justine Skye
K. Flay
LIZZO
Macklemore
Madison Beer
Maggie Rogers
Megan Thee Stallion
Miguel
Princess Nokia
T-Pain
Vic Mensa

3. Música clássica/Instrumental

Chloe Flower

4. Rhythm and blues/Soul

Cynthia Erivo
Kiana Ledé
Tinashe

5. Eletrônica/Experimental

Dan Deacon
The Midnight
Gilligan Moss
Jarina De Marco
Lauv
Madame Gandhi
May Kwok
Rayna Russom

6. Folk/Country

Dana Williams
First Aid Kit
Kacey Musgraves
Margo Price
Vera Sola

7. Punk

The Distillers
PUP
Pussy Riot

8. Alternativa/Independente

Donna Missal
Heidi Rodewald (of Passing Strange)
Kishi Bashi
Lola Kirke
Nancy Whang
Squirrel Flower
Stew (of Passing Strange)
Toro y Moi
Your Smith

A lista também pode ser acessada através do site de Planned Parenthood.

Confira também: