O Bispo de Aguascalientes, Dom Ramón Godínez Flores, anunciou o início da causa de canonização do Servo de Deus, Dom Antonio Hernández Gallegos, nono bispo de Tabasco, que de 1967 a 1973 desempenhou naquela diocese mexicana um intenso e frutífero trabalho evangelizador.

Durante a Missa da Assunção de Maria, Dom Godínez Flores deu a conhecer também que para tal efeito se constituiu o Tribunal que se encarregará da primeira etapa.

Diante de  centenares de fiéis e da maior parte do presbitério diocesano, o Prelado informou que o Tribunal que realizará o processo que levaria aos altares a Dom Hernández Gallegos está integrado pelo Postulador da causa, o cônego Rigoberto Ruiz Palos; pelo Juiz Delegado, Pe. Raul Sosa Palos; o Promotor de Justiça, Pe. Juan Martínez Rodríguez; o Notário, Pe. Neftalí Salazar, e pelos peritos em Teologia e História, Pe. Juan Carlos Tostado Montes e a professora Adelina Alcalá, respectivamente.

Intensa obra evangelizadora

Dom Antonio Hernández Gallegos nasceu em Zacatecas, em 4 de junho de 1912,  filho de Dom Pablo Hernández e Dona Esther Gallegos. Depois de descobrir sua vocação sacerdotal, fez seus estudos no Humanístico Seminário de Aguascalientes.

Em 1932 obteve uma bolsa de estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Na própria Cidade Eterna, recebeu a ordenação sacerdotal em 11 de abril de 1936.

Em março de 1938 retornou na sua diocese, onde foi Vigário cooperador da Paróquia de São José (Aguascalientes). Posteriormente se desempenhou como Custódio do Templo Expiatório.

Fundador e diretor da Cidade dos Meninos, Vigário geral de sua Diocese (1965) até que sua Santidade o Papa Paulo VI o nomeou Bispo de Tabasco, em 18 de março de 1967. Foi o primeiro Bispo consagrado na cidade de Villahermosa e tomou posse em 11 de maio de 1967.

Caracterizou-se pelo grande espírito de serviço que plasmou como lema episcopal: "Como o Servidor". Foi um exemplo de serviço e humildade ainda em meio das dificuldades e crise pelas que atravessou a diocese durante seu governo pastoral.

Seu espírito evangelizador o levou a uma prolongada Visita Pastoral, à renovação intelectual e espiritual do presbitério, à fundação, em 1968, do Seminário Diocesano "Do Senhor de Tabasco e de Nossa Senhora de Guadalupe", e à fundação do Secretariado de Evangelização e catequese.

Conhecido pela sua pobreza e austeridade, depois de 6 anos, 5 meses e 10 dias de serviço episcopal em Tabasco foi convocado à Casa do Pai.

Em 21 de outubro de 1973, estando em Aguascalientes, sofreu um derrame cerebral que aos poucos dias o levaria à morte na clínica Guadalupe de São Luis Potosí. Seus restos foram depositados na Cidade dos Meninos de Aguascalientes.