O Papa Francisco chegará à África como um "profeta e apóstolo da paz e da esperança", disse Pe. Fulgence Ratsimbazafy, superior provincial dos jesuítas em Madagascar, um dos três países que o Santo Padre visitará.

"Mal posso esperar para ver o entusiasmo do povo durante esta visita do profeta e apóstolo da paz e da esperança", afirmou o sacerdote à ACI África, agência do Grupo ACI.

O Papa Francisco iniciará sua nova viagem apostólica à África visitando Moçambique, em 4 de setembro. Depois, irá a Madagascar, em 6 de setembro, e concluirá sua visita a Maurício, no dia 9 de setembro. Retornará a Roma a partir de Madagascar, em 10 de setembro.

Os três países sofreram tragédias que os privaram da paz e deixaram os cidadãos sem esperança. No caso de Madagascar, desde 1947 teve nove incidentes de violência.

Em meio a estes desafios, o sacerdote jesuíta expressou a esperança de que os líderes e cidadãos dos países africanos a serem visitados prestem atenção ao chamado profético do Santo Padre.

“Espero que sua voz profética seja ouvida por líderes políticos e também pelo povo. O continente precisa de um profeta que fale pela paz e dê esperança às pessoas que anseiam por uma vida e um mundo melhores", disse.

"Como missionário, o Papa é uma pessoa e um apóstolo das boas novas", disse Pe. Ratsimbazafy.

Em Madagascar, o Papa Francisco terá um encontro com os bispos, em 7 de setembro, na Catedral de Andohalo. No dia seguinte, se encontrará com sacerdotes, religiosos e seminaristas na Universidade de São Miguel.

Sobre estes encontros, o superior provincial jesuíta disse que o Pontífice "tem que apoiar seus irmãos e irmãs que servem ao povo de Deus".

"Como jesuíta, estamos felizes de conhecer fisicamente a quem envia seus irmãos e companheiros para fazer o trabalho e a vontade de Deus para o bem de seu povo" e do mundo, disse Pe. Ratsimbazafy à ACI África.

Em Madagascar, 25% dos 25,6 milhões de habitantes são católicos, distribuídos nas 22 dioceses. A visita a este país tem o lema "Semeador de paz e de esperança".

O Santo Padre também se reunirá com autoridades do governo e visitará um hospital na capital de Madagascar, Antananarivo. Também visitará o túmulo do Beato Victoire Rasoamanarivo.

"Que a visita do Papa traga a paz e dê esperança ao povo", disse o provincial jesuíta.

"Espero que traga um novo entusiasmo aos fiéis e a todas as pessoas para que possam responder e enfrentar os vários desafios da vida que temos no continente", concluiu Pe. Ratsimbazafy.

Confira também: