O Papa Francisco afirmou que "o corpo dos cristãos" é essencial para poder viver "a comunhão com Deus e com os demais".

“O corpo dos cristãos não é um acessório estranho à vida da fé, mas é um fato para viver a comunhão com Deus e com os demais, para manifestar a beleza de sermos filhos criados à imagem e semelhança do Pai”, assinalou o Santo Padre durante a Audiência Geral realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira, 28 de agosto.

Francisco dedicou sua catequese a refletir sobre como São Pedro assumiu o papel de testemunha principal de Cristo Ressuscitado, anunciando o Evangelho no pórtico de Salomão do templo de Jerusalém, exatamente como Jesus havia feito.

"Este pórtico – assinalou o Papa – é um lugar onde o evento de Cristo se comunica por meio da Palavra, que move os corações e também pode tocar e curar corpos".

De fato, no livro dos Atos dos Apóstolos, o evangelista Lucas "insiste sobre os sinais e prodígios que acompanham a palavra dos Apóstolos e sobre a atenção especial que demonstram aos doentes".

“Dentre os apóstolos emerge Pedro, que tem preeminência no grupo apostólico por causa da primazia e da missão recebida do Ressuscitado. É ele quem inicia a pregação do kerygma no dia de Pentecostes e desempenhará uma função diretiva no Concílio de Jerusalém”.

O Papa Francisco ressaltou que “Pedro se aproxima das camas e passa entre os doentes, assim como Jesus fez, carregando sobre si as enfermidades. O pescador da Galileia, chamado a não mais coletar as redes, mas os corações daqueles que acolhem a vida de Cristo, não assume nenhum protagonismo”.

“Pedro passa e deixa que, a manifestar-se, seja Outro: que seja Cristo vivo e operante! A testemunha, de fato, é aquela que manifesta Cristo, tanto com palavras quanto com a presença corporal, que lhe permite relacionar-se e ser prolongamento do Verbo que se fez carne na história”.

Além disso, ressaltou que o corpo “manifesta aquele que o habita, o Cristo que vive em Pedro, porque, a partir da encarnação do Filho de Deus, graças ao ‘sim’ de Maria, o corpo humano se converteu em morada de Deus, e com o batismo nos convertemos em seu corpo”.

"Pedro realiza as obras do Mestre: olhando para Ele com fé, vê-se o próprio Cristo". "Tudo em Pedro, inclusive sua sombra, irradia a vida do Ressuscitado: os doentes são curados e o mundo dá glória ao Pai", conclui o Papa Francisco.

Confira também: