Quatro meses após os atentados em três igrejas e três hotéis que deixaram mais de 300 mortos e 500 feridos durante o domingo de Páscoa no Sri Lanka, a Arquidiocese de Colombo iniciou um projeto de assistência psicossocial aos sobreviventes e suas famílias.

Segundo destacam da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), “muitas pessoas foram testemunhas diretas dos ataques e estão gravemente traumatizadas. Alguns perderam todos os integrantes da família; outros continuam cuidando de alguns de seus parentes, entre os quais pessoas gravemente feridas”.

Há aqueles que, inclusive, além de sofrer pela perda de seu ente querido, devem enfrentar o sustento da família, pois, às vezes, o falecido era o único membro que trabalhava.

Dada esta situação, a Arquidiocese de Colombo decidiu fornecer ajuda em longo prazo para o processo de cura e assistência psicossocial dos sobreviventes e suas famílias após o trauma.

Por isso, conta com uma equipe de 40 terapeutas certificados em atendimento a casos de trauma para ajudá-los. A ACN financia este projeto.

“Fornecem atendimento psicológico às pessoas afetadas, feridos e outras pessoas gravemente traumatizadas. Também estão previstos programas especiais de terapia para crianças, famílias e pessoas sozinhas. Mais de 2 mil pessoas se beneficiam deste programa”, asseguram da ACN.

Segundo destacam, a ajuda da ACN é focada "na formação de 300 assessores e assistentes sociais, especialmente no âmbito da juventude, para que possam ser treinados e reconhecer as pessoas traumatizadas para ajudá-las imediatamente".

Confira também: