A Conferência Episcopal Argentina (CEA) expôs ao candidato presidencial da Frente de Todos, Alberto Fernández, a necessidade de um diálogo eficaz para alcançar soluções para o momento difícil que o país enfrenta.

Nas eleições primárias, que determinaram os partidos políticos e candidatos que poderão participar nas eleições gerais de 27 de outubro, Alberto Fernández e a ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, da Frente de Todos, obtiveram 47,65% dos votos, superando assim os 32,08% obtidos por Mauricio Macri e Miguel Pichetto, de Juntos pela Mudança.

O candidato da Frente de Todos chegou à sede da CEA no dia 20 de agosto e foi recebido pelo presidente da Conferência, Dom Oscar Ojea, pelo vice-presidente e Arcebispo de Buenos Aires, Dom Mario Poli, e pelo secretário-geral, Dom Carlos Malfa.

No encontro, os bispos e Fernández trocaram opiniões sobre a delicada situação socioeconômica que afeta os argentinos, destacou um comunicado da CEA.

Nesse sentido, compartilharam as conclusões da 182ª reunião da Comissão Permanente, ressaltando que “é necessário que neste momento se trate especialmente de cuidar do bem, comum privilegiando os pobres, que são os que mais sofrem”.

A Comissão Executiva afirmou que o país “precisa de um diálogo eficaz e do qual participem todos os setores. Diálogo que leve a estabelecer acordos estáveis ​​para a continuidade do processo eleitoral e favoreçam soluções para o momento difícil que estamos vivendo”.

Da mesma forma, os prelados recordaram as palavras do documento de conclusão da 117ª Assembleia Plenária de março deste ano, "Com esperança, educação e trabalho, artesãos de uma nova Argentina", no qual pediram aos candidatos para apresentar "propostas concretas aos cidadãos em suas campanhas eleitorais e, ao mesmo tempo, que as campanhas sejam austeras, com despesas transparentes”.

A reunião entre o candidato presidencial e os bispos foi realizada “no marco da disponibilidade da Igreja para dialogar com candidatos de todos os setores sociais e políticos”.

Confira também: