Uma mulher de 61 anos de idade chamou a atenção da imprensa local com um incomum protesto. Rezou desde o amanhecer na porta da Catedral anglicana de Lincoln lamentando que seus responsáveis tenham alugado o templo para a rodagem do filme  que levará ao cinema o polêmico livro "O Código Dá Vinci".

A mulher não pensou que seu protesto somaria a vários ingleses zangados com a atitude do cônego da Catedral e sua junta, que aceitou mais de cem mil libras esterlinas (180 mil dólares) em troca de permitir que filmem algumas cenas no interior do templo.

Os responsáveis pela Catedral de Lincoln, no centro da Inglaterra, deveram publicar suas “razões” para aceitar a oferta no sítio Web oficial do templo e alegam que o livro é “pura ficção”.

Na cinta, a Catedral de Lincoln simula ser a Abadia de Westminster –também anglicana-, cujos responsáveis desistiram de uma oferta similar rechaçando às mentiras que o livro difunde e inclusive publicaram folhetos informativos para os turistas desmentindo as curiosidades que o autor do Código Dá Vinci inventou sobre este recinto londrino.

A mulher, vestida com hábito e identificada como Mary Michael, assinalou que “uma igreja não deveria aceitar dinheiro por uma história que não é verdadeira. Deveriam rezar mais e assim terão dinheiro”.