Ao inaugurar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, recordou que esta é a primeira JMJ “com dois Papas: Com o Papa João Paulo II desde o céu, e com nosso Papa Bento XVI desde a terra”.

Em uma emotiva homilia e no meio de um ambiente totalmente festivo logo após da colocação da cruz da JMJ Colônia 2005, o Cardeal recordou “três semanas antes de sua morte, o Santo Padre me fez chamar à Clínica Gemelli e me perguntou lá: Ainda me esperam em Colônia? Respondi-lhe: ‘Santo Padre, seguimos esperando de maneira inquebrável’. E agora, daqui chamamos ao céu Santo Padre João Paulo II,  estamos esperando o senhor!”.

Do mesmo modo, recordou que também estamos à espera de Bento XVI. “Tendo entre nós ao Simão Pedro de ontem, isto é João Paulo II, e ao Simão Pedro de hoje, isto é Bento XVI, ficaremos fortalecidos no nosso caminho da fé, porque Deus disse a São Pedro ‘Confirme os seus irmãos (e a suas irmãs)’”.

“O desejo de encontrar uma vida positiva –continuou o Arcebispo– lhes fez empreender o caminho para vir aqui a Colônia onde queremos aprender dos primeiros buscadores de Deus, dos Três Reis Magos. O que o evangelista São Mateu escreveu sobre eles, o Papa João Paulo II, o escreveu faz dois anos  sobre a Jornada Mundial da Juventude: ‘Viemos adorá-lo’”.

Do mesmo modo, o Cardeal Meisner recordou aos jovens que “cada um de nós tem somente uma vida. E nesta vida não se tem um período de prova no qual não se tenha responsabilidade”.

“Nestes dias –prosseguiu– não sereis estranhos mas sim parentes e companheiros de caminhada nessa viagem: ‘Parentes’, pelo fato de que todos temos a mesma origem que é obra da mão de Deus, e ‘companheiros de caminhada’, porque o desejo por uma vida cheia de sentido que valha a pena de se viver, ou seja uma vida com Deus, levou-nos ao mesmo caminho”.

O Cardeal também precisou que “Deus nunca abandona a nenhum dos homens embora estes declarem separar-se d'Ele, o homem sempre ficará aberto frente à origem e a meta de sua vida. Santo Agostinho já sabia isto faz mil e 600 anos, e o resumiu na sua famosa frase: ‘Nosso coração estará inquieto até descansar em ti’”.

Para o Cardeal Meisner “não existe alternativa em relação a Jesus Cristo”. “Quando alguns de seus discípulos se sentiram chateados pelas palavras do Jesus, não seguiram o caminho junto com ele. Logo Jesus perguntou aos que ficaram com ele: "Querem acaso ir embora vocês também?" E é o primeiro dos Pedros o que lhe dá uma resposta ao Senhor, no que virtualmente é o primeiro credo e o mais curto ao mesmo tempo, dentro de toda a Santa Bíblia: ‘Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna’”, acrescentou.

“Ele (Deus) seguirá sendo nosso guia, para que vocês cheguem a ser uma bênção para seu entorno, sua pátria, para o mundo, convertendo na proximidade de Deus, por meio de seu empenho, a grande distancia que existe a nível global entre os homens e Deus. Porque só assim, este mundo seguirá sendo habitável para os homens, que são os filhos de Deus” asseverou.

Finalmente, o Cardeal assinalou que “a Jornada Mundial da Juventude 2005 em Colônia, não é só um evento de índole católica interna mas também deve importar ao mundo inteiro. Jesus Cristo não é um administrador de terrenos cristãos, mas é o dono do mundo. E nestes dias, não só procuramos a Jesus Cristo para o nosso bem, mas também, em especial, para o bem de nossas demais irmãs e nossos demais irmãos, aos que também queremos obsequiar a alegria da Fé em Jesus Cristo”.