O Papa Francisco expressou suas condolências à Igreja no México pela morte do Cardeal Sergio Obeso Rivera, Arcebispo Emérito de Jalapa, e pediu que Cristo "lhe conceda a coroa da glória incorruptível".

O Cardeal Obeso Rivera faleceu no domingo, aos 87 anos. Ele será enterrado nesta terça-feira, na Catedral de Jalapa.

Em um telegrama enviado ao Arcebispo de Jalapa, Dom Hipólito Reyes Larios, o Santo Padre expressou seu "sentimento de pesar" e lhe pediu "que tenha a bondade de transmiti-lo também aos familiares do falecido Prelado e a todos que fazem parte dessa arquidiocese".

“Recordando este abnegado pastor que, durante anos e com fidelidade, entregou sua vida a serviço de Deus e da Igreja, rezo pelo eterno descanso de sua alma. Que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa da glória incorruptível. A todos concedo a bênção apostólica”, concluiu o Pontífice.

Bispos pedem para celebrar Missas pelo seu descanso

Por sua vez, a Secretaria Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) também expressou "muita tristeza e pesar" pela morte do cardeal Sergio Obeso.

 

“Da certeza da nossa fé, sabendo que somos peregrinos neste mundo e que possuímos a promessa da vida futura em Cristo, suplicamos a Deus, Pai Misericordioso, que o receba em seu seio, onde um dia todos nos uniremos no banquete de seu Reino”, manifestou em um comunicado publicado no domingo.

Os bispos reconheceram a "sua entrega generosa à Igreja que peregrina em nosso país, especialmente seu grande trabalho de coordenação e responsabilidade principal que desempenhou como presidente de nossa Conferência Episcopal por três períodos".

“Sobretudo, em alguns episódios significativos da história de nosso país, participando nas negociações de paz e reconciliação dos Acordos de Santo André, nos esforços para restabelecer as relações entre o Estado mexicano e a Santa Sé, promovendo a lei reguladora do artigo 130 da Constituição”, assinalaram.

Do mesmo modo, lembraram que também foi “responsável pelos serviços das Comissões de Pastoral Social e do Clero, além de ser um grande promotor do processo de canonização de São Rafael Guízar y Valencia”.

"Pedimos-lhes que encomendem sua alma a Deus, oferecendo 3 missas por seu eterno descanso", solicitaram aos fiéis.

Sua vida

Sergio Obeso Rivera, Arcebispo Emérito de Jalapa, nasceu em 31 de outubro de 1931. Depois de concluir os estudos humanísticos, foi enviado a Roma, onde estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, e recebeu um doutorado em Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 31 de outubro de 1954, quando tinha apenas 23 anos. Mais tarde, retornou ao México, onde desenvolveu várias tarefas no Seminário. Em 30 de abril de 1971, aos 39 anos, foi nomeado Bispo de Papantla, recebendo a ordenação episcopal em 21 de junho do mesmo ano.

Em 15 de janeiro de 1974, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Jalapa, sede que assumiu integralmente em 12 de março de 1979.

Em novembro de 1982, foi eleito presidente da Conferência Episcopal do México, por dois períodos e, em 1995, reeleito nessa posição.

Em 2007, o Papa Bento XVI aceitou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Jalapa por ter atingido a idade de 75 anos, limite de idade para o serviço episcopal.

O Papa Francisco o criou Cardeal no Consistório de 28 de junho de 2018, junto com outros 13 purpurados.

Confira também:

Mais em