A Arquidiocese de Jalapa, no México, informou sobre o falecimento, na noite de domingo, do Cardeal Sergio Obeso Rivera, aos 87 anos.   

Pe. Manuel Suazo, porta-voz da Arquidiocese de Jalapa, informou ao Grupo ACI que o Cardeal morreu ontem às 20h40.

"Seu corpo será velado na Catedral de Jalapa a partir das primeiras horas desta segunda-feira, 12, durante todo o dia até a noite”, destacou o sacerdote.

A Missa de Exéquias será na terça-feira, 13 de agosto, às 12h na própria catedral de Jalapa, onde será enterrado.

"Reconhecemos sua entrega generosa à Igreja que peregrina em nosso país, especialmente seu grande trabalho de coordenação e responsabilidade principal que desempenhou como presidente de nossa Conferência Episcopal por três períodos", assinalam os bispos mexicanos em um comunicado emitido em 11 de agosto.

Os prelados recordam a participação do Cardeal Obeso Rivera “em alguns episódios significativos da história de nosso país, participando nas negociações de paz e reconciliação dos Acordos de Santo André, nos esforços para restabelecer as relações entre o Estado mexicano e a Santa Sé, promovendo a lei reguladora do artigo 130 da Constituição”.

“Em outros triênios foi responsável pelos serviços das Comissões de Pastoral Social e do Clero, além de ser um grande promotor do processo de canonização de São Rafael Guízar y Valencia. Descanse em Paz”, acrescentam.

"Pedimos-lhes que encomendem sua alma a Deus, oferecendo 3 missas por seu eterno descanso”, conclui o comunicado.

No dia 2 de agosto, o Arcebispo de Jalapa, Dom Hipólito Reyes Larios, pediu para rezar e encomendar as Missas pela saúde do Cardeal Obeso Rivera, que “foi se deteriorando” há algumas semanas.

Em seu comunicado, Dom Reyes disse que o Cardeal teve que ser internado várias vezes no Sanatório São Francisco, na cidade de Veracruz e de Jalapa.

Sergio Obeso Rivera, Arcebispo Emérito de Jalapa, nasceu em 31 de outubro de 1931. Depois de concluir os estudos humanísticos, foi enviado a Roma, onde estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, e recebeu um doutorado em Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 31 de outubro de 1954, quando tinha apenas 23 anos. Mais tarde, retornou ao México, onde desenvolveu várias tarefas no Seminário. Em 30 de abril de 1971, aos 39 anos, foi nomeado Bispo de Papantla, recebendo a ordenação episcopal em 21 de junho do mesmo ano.

Em 15 de janeiro de 1974, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Jalapa, sede que assumiu integralmente em 12 de março de 1979.

Em novembro de 1982, foi eleito presidente da Conferência Episcopal do México, por dois períodos e, em 1995, reeleito nessa posição.

Em 2007, o Papa Bento XVI aceitou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Jalapa por ter atingido a idade de 75 anos, limite de idade para o serviço episcopal.

O Papa Francisco o criou Cardeal no Consistório de 28 de junho de 2018, junto com outros 13 cardeais.

David Ramos, chefe do escritório do Grupo ACI no México, colaborou nesta matéria.

Confira também:

Mais em