A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) confirmou o assassinato de dois sacerdotes em Ocaña, norte de Santander, uma zona com presença ativa das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Em um comunicado assinado pelo Presidente da CEC, Dom Luis Augusto Castro, os bispos repudiaram o assassinato dos sacerdotes Vicente Rozo Bayona, 49 anos, Jesus Emílio Mora, 60 anos, e dois civis.

Segundo a polícia, os sacerdotes viajavam em um veículo com o empreiteiro Miguel Carrascal, que tinha a cargo a construção do posto policial de Teorema, e Edgar Vergel, pedreiro da obra. O veículo recebeu rajadas de fuzil de uma montanha e se presume que os atacantes são guerrilheiros das FARC.

Acredita-se que o objetivo do ataque era assassinar aos trabalhadores pois a guerrilha já tinha ameaçado a quem trabalha no novo posto policial.

Os bispos consideram que este é “um crime atroz que enluta à Igreja da Colômbia, em particular aos familiares e fiéis das Paróquias de São José de Convenção e do Monte Carmelo onde exerciam o ministério pastoral como Párocos exemplares e queridos de suas paróquias”.

“Quaisquer tenham sido os autores intelectuais e materiais deste fato violento e sacrílego, condenamo-lo como um crime que desonra a quem o cometeu e atenta contra os desejos de reconciliação e de paz que a Igreja vem pregando”, adicionaram.

O comandante da polícia no norte de Santander, José Humberto Henao, explicou que "dispararam-lhes desde a colina sem mediar palavra. Os assasinaram. Estes padres não tinham nenhuma ameaça e, pelo contrário eram muito queridos pela população”.