Em um recente artigo, a revista TIME considerou o Arcebispo do San Antonio, Dom José Gómez, como uma das 25 personalidades hispanas mais influentes na sociedade americana.

Nomeado Arcebispo de San Antonio pelo Papa João Paulo II em dezembro último, Dom Gómez se desempenhou até então como Bispo Auxiliar de Denver.

Para o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput, “Dom Gómez é ouvido no estado do Texas e na Conferência Episcopal de Bispos dos Estados Unidos. É escutado em Roma. Penso que vai ser ouvido pelo Governo americano no referente à Lei de Imigração”.

Tendo em conta que os hispanos conformam atualmente 39 por cento dos católicos nos Estados Unidos, muitos consideram que sua recente nomeação o coloca como peça chave para o catolicismo americano, pois é o único latino entre os bispos americanos.

Nascido no México na cidade do Monterrey, Dom Gómez mantém uma próxima relação com o Episcopado Mexicano e é um interlocutor natural para os legisladores americanos em relação ao tema da imigração e todas suas vicissitudes. O Arcebispo de San Antonio é reconhecido como um conciliador nato, especialmente pelo sucesso de seus esforços por criar laços e pontes entre ricos e pobres, assim como entre hispanos e anglo-católicos, desde o Centro Juan Diego de Denver, instituição dedicada à catequese e ao serviço social, a que se considera como experiência modelo para iniciativas similares na Igreja nos Estados Unidos.