Por ocasião do sétimo ano do Pontificado do Papa Francisco, que será celebrado no dia 13 de março de 2020, o Vaticano produzirá três medalhas para comemorar este evento.

As medalhas serão uma de ouro, outra de prata e outra de bronze, e estarão em circulação a partir de 12 de agosto de 2019.

Segundo informou a Sala de Imprensa do Vaticano através de um comunicado, as medalhas poderão ser obtidas na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica do Estado da Cidade do Vaticano e nas instalações da Livraria Editora Vaticana.

No anverso, a medalha mostrará o escudo do Papa Francisco com a seguinte inscrição latina: "FRANCISCUS P.M.A.VII" (Francisco Sumo Pontífice Ano VII).

No reverso, aparece uma imagem alegórica do trabalho missionário da Igreja na Amazônia. Segundo o comunicado da Sala de Imprensa, a imagem mostra que “o enfoque missionário na Amazônia exige mais do que nunca um magistério eclesial exercido na escuta do Espírito Santo, que seja capaz de assegurar tanto a unidade como a diversidade e, portanto, uma cultura de encontro em harmonia multiforme”.

Esta mensagem é representada com o símbolo do abraço, o abraço da pomba a um grupo de povos indígenas, ao rio, à flora e à obra missionária da Igreja através do Batismo e da Eucaristia. Tudo isso, sublinhado com a frase em latim "Et vidit Deus quod esset bonum", do livro de Gênesis. Com isso, expressa-se o estupor de Deus diante de sua própria Criação.

Finalmente, na borda, há a inscrição “E CIVITATE VATICANA” junto com o número da medalha. Cada exemplar irá acompanhado por um certificado de garantia.

Confira também: