Os responsáveis pela Jornada Mundial da Juventude puseram a mais alta tecnologia ao serviço dos milhares de jornalistas que estão brindando cobertura a este evento mundial.

O responsável pelo manejo técnico da Sala de Imprensa da JMJ 2005, Jochen Hinken, assinalou ao ACI Prensa que se habilitaram 370 computadores com tela plana e conexão a Internet, 860 linhas de conexão sem fio a Internet, 460 cabos para o ASTN assim como 1034 telefones. “Se pusermos todos os cabos juntos teriamos 120 km. de cabos ao longo da sala de imprensa”, adicionou.

“Creditaram-se sete mil jornalistas, mas estimamos que diariamente uns três mil farão uso dos serviços com os que contamos. Além dos computadores e telefones, poderão-se utilizar as 20 impressoras de última geração que têm a capacidade de imprimir 120 páginas por minuto”.

Hinken precisou que, “no caso que a Sala de Imprensa fique lotada e todos os serviços estejam sendo utilizados, existe pouca probabilidade de que ocorra algum problema técnico pois estamos trabalhando com tecnologia de ponta como são os cabos de fibra de vidro que têm a capacidade de armazenar uma grande quantidade de informação”.

Embora os trabalhos de habilitação da Sala de Imprensa se iniciaram em meados do mês de maio, recém em 1 de agosto toda a equipe começou a trabalhar para ultimar detalhes e deixá-la preparada para a chegada dos jornalistas.

Esta moderna e muito bem equipada Sala de Imprensa estará aberta de 15 a 21 de agosto as 24 horas do dia e no 22 de agosto até o meio-dia.