Meio centenar de bispos espanhóis viajou nessa segunda-feira até Alemanha para unir-se aos cerca de 50 mil jovens provenientes de toda a Espanha para participar da XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade alemã de Colônia.

Espanha tem uma das representações mais numerosas, superada só por Alemanha, França e Itália. Conforme informa a Conferência Episcopal Espanhola, Madri, Getafe e Toledo são as dioceses que mais jovens contribuirão ao encontro. Entretanto, são relevantes as altas cifras de jovens peregrinos procedentes de Córdoba e Plasencia.

O Papa Bento XVI, que chegará a Colônia na quinta-feira 18, presidirá os atos centrais da JMJ 2005. O lema do encontro, tirado do Evangelho segundo São Mateo, é "viemos dorá-lo".

Entre as Atividades espanholas programadas para a Jornada destaca o encontro dos jovens e bispos previsto para o 19 em Bonn. Além disso, 17 bispos espanhóis ministrarão catequeses em distintas cidades alemãs. Do mesmo modo, na quarta-feira 17 de agosto se efetuarão três oficinas cujos temas serão as missões, a juventude franciscana e o Beato Rafael.