Em 29 de julho, a página oficial do memorial Auschwitz publicou algumas fotos históricas do sacrifício de São Maximiliano Kolbe, o qual morreu neste campo de concentração nazista no dia 14 de agosto de 1941.

A conta oficial do Twitter do Memorial de Auschwitz recordou que em 29 de julho de 1941, depois da tentativa de fuga do prisioneiro polonês Zygmunt Pilawski , as forças de segurança da SS selecionaram 10 prisioneiros para morrer de fome, como represália por este ato.

Um destes prisioneiros que morreriam de fome era Franciszek Gajowniczek, que pediu clemência. O sacerdote Maximiliano Kolbe se ofereceu para trocar com ele e morrer em seu lugar.

Em uma publicação do Twitter, o Memorial de Auschwitz publicou as fotos de Zygmunt Pilawski, que tentou fugir produzindo assim a represália da SS pela qual São Maximiliano Kolbe morreu.

Segundo explicam, Zygmunt não conseguiu fugir, mas foi preso novamente em 25 de junho de 1942 e morreu por vários disparos em 31 de julho daquele mesmo ano.

Publicaram também as fotos de Franciszek Gajowniczek, que foi salvo por São Maximiliano Kolbe, que se ofereceu para morrer no lugar dele.

São Paulo VI o declarou beato e foi canonizado por São João Paulo II, que disse que “Maximiliano Kolbe fez como Jesus, não sofreu a morte, mas doou a vida”.

Em 19 de julho de 2016, durante sua visita a Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco visitou a “cela da fome”, onde São Maximiliano Kolbe foi preso até o dia de sua morte.

Confira também: