O Arcebispo do Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, fez um chamado a superar a “fratura” entre “Evangelho e vida” e, portanto, o “efeito adormecedor” de um estilo de vida “dominado pelos desejos, o materialismo e o hedonismo”.

O Prelado fez estas declarações durante a Missa que presidiu na basílica da Peregrina, em Pontevedra, com motivo do dia da Padroeira da província galega.

Na sua homilia, Dom Barrio advertiu que a Igreja não pode deixar de defender os valores das pessoas e pediu passar de uma fé “teorizada” a uma “vivida na realidade de cada dia”.

Depois de lamentar a “decadência moral” da sociedade atual, o Arcebispo pediu proteger a família “ameaçada por forças disgregantes de índole ideológica e prática”.

Também pediu à Virgem Peregrina ajuda para que os responsáveis políticos possam 'construir um mundo mais pacífico, livre, justo, próspero e solidário'.

Por sua parte, o prefeito de Lalín e vice-presidente da Deputação de Pontevedra, Xosé Crespo, leu a oferenda em representação da Partida Judicial do Diga e em sua intervenção apelou ao Caminho do Santiago como “primeiro exemplo” de confluência, aproximação cultural e integração, ao tempo que condenou a “injustiça do terrorismo, a barbárie e o fanatismo”.