Durante sua recente visita à sede na Alemanha da organização Ajuda à Igreja Necessitada (ACN), o Arcebispo de Lahore, Paquistão do leste, Dom Lawrence Saldanha, afirmou que “a discriminação geral contra os cristãos está mais forte desde que iniciaram as guerras no Afeganistão e Iraque”.

O Prelado qualificou a comunidade católica no Paquistão como “pequena, mas muito ativa. Nossos paroquianos provêem das classes mais baixas da sociedade paquistanesa. A maioria deles são pobres e inclusive analfabetos”.

“Nas pequenas vilas, (os católicos) são em sua maioria agricultores, e nas cidades muitos deles trabalham como garis. É por isso que estão sendo vistos com discriminação”, acrescentou o Arcebispo.

Segundo Dom Saldanha, a educação é uma prioridade para a Igreja Católica no Paquistão e na Arquidiocese. A cidade de Lahore, onde missionários capuchinhos belgas iniciaram a missão em 1884, é a Arquidiocese maior e mais antiga com 350 mil católicos.

“Atualmente, temos 111 colégios católicos na Arquidiocese de Lahore. Boa parte dos estudantes é mulçumana”, explicou o Prelado e acrescentou que “para a fé as pessoas, as peregrinações são muito importantes. Em minha Arquidiocese há um Santuário Mariano em Maryamabad. A peregrinação anual em setembro atrai não apenas católicos, mas também mulçumanos”.

No Paquistão há cerca de 150 milhões de habitantes e 97% são mulçumanos.

Há 1% de cristãos, dos quais 1,2 milhões são católicos.