O Secretário Geral da 20° Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Colônia 2005, Dom Heiner Koch, presidiu uma Eucaristia na cidade de Leverkusen para todos aqueles que servem como voluntários neste importante evento mundial.

A Missa, oficiada no Bay Arena de Leverkusen, foi celebrada em 14 de agosto às 17h (hora local) e congregou a milhares de voluntários vindos de toda a Alemanha e de distintas partes do mundo que estão servindo à Igreja na Alemanha com sua participação.

“Durante dois anos trabalhamos para a 20° Jornada Mundial da Juventude em Colônia. Estamos felizes porque finalmente nos encontramos nela. Esperamos muito para esta celebração! Quantas experiências recebemos até chegar a esse dia! Agradeçamos a Deus por todas elas!”, assinalou Dom Koch.

Do mesmo modo, o sacerdote indicou que “esta Jornada Mundial da Juventude não teria sido possível sem os milhares de voluntários. É nossa Jornada Mundial da Juventude. Do fundo de meu coração lhes digo: Deus os abençoe e os recompense!”.

Para o presbítero, “tudo o que façam nesses dias não é só questão de ajuda logística indispensável. Cada serviço que realizam é uma ação espiritual que constrói a Igreja. Deus abençoe seus atos na sua presença!”.

Finalmente, Dom Koch concluiu recordando que esta Jornada Mundial da Juventude tem como lema “viemos adorar-lhe”, em referência também à figura dos três Reis que adoraram a Jesus em Presépio. “Os três Reis Magos nunca teriam chegado a adorar ao Senhor se não tivessem tido a ajuda dos camelos para chegar a Cristo. Não seria acaso um grande cumprimento que os jovens peregrinos lhes dissessem ‘Vocês nos ajudaram a chegar a Cristo como os camelos ajudaram aos Reis a chegar a Cristo! Foram os camelos da fé! Com sua ajuda encontramos a Cristo e alcançamos a meta. Viemos adorá-lo!’”.