Anne Lambert, irmã de Vincent Lambert, que faleceu em 11 de julho, nove dias após terem removido sua alimentação e hidratação, falou com a revista francesa ‘Famille Chrétienne’ sobre como a oração foi determinante durante os seis anos de luta pela vida de seu irmão.

Segundo Anne, seu estado de ânimo após a morte de seu irmão é de "uma grande tristeza", mas também assegurou sentir-se aliviada por Vincent "não estar mais nas mãos de seu médico".

Vincent Lambert era um homem de 43 anos, que ficou tetraplégico em 2008 depois de sofrer um acidente. Após seis anos de batalha judicial entre parte da família de Vincent que queria mantê-lo vivo, contra sua esposa e alguns irmãos que queriam desconectá-lo, em 2 de julho o hospital de Reims (França) lhe retirou o suporte vital para deixá-lo morrer. Faleceu, finalmente, em 11 de julho.

Dom Michele Aupetit, Arcebispo de Paris, pediu aos sacerdotes franceses, em 10 de julho, que oferecessem missas por Vincent Lambert.

Anne Lambert disse a ‘Famille Chrétienne’ que, após seis anos de luta pela vida de seu irmão e com a sua morte recente, estão sofrendo "consequências psicológicas" e assegurou que algumas sequelas permanecerão "por toda a vida".

"Esses seis anos foram muito longos, muito difíceis para todos", explicou e enfatizou que "o mais difícil foi ver Vincent se ir nessas condições. Foi desumano. Os nove dias antes de sua morte foram muito intensos. Nós demos a Vincent todo o nosso tempo. Agora a vida continua, retoma seu curso, mas para nós será muito difícil. Nosso entorno nos ajuda, também a nossa família e nossos filhos".

Anne também enfatizou que a fé "tem sido um grande apoio nas últimas semanas". "Sentimo-nos realmente apoiados por milhares de pessoas. Sabemos que muitas missas foram celebradas por Vincent antes de sua morte e muitas vigílias de oração em toda a França. Isso, todos os dias, nos ajudou muito. Nós nos sentimos muito apoiados, quase fisicamente!", expressou.

Disse que "não poderíamos ter suportado essa situação sem a oração. Eu, a primeira. Quando eu estava sozinha, me perguntava como eu poderia suportar tudo isso. Duvidava de mim e pensava que não aguentaria. Aguentamos esta provação graças à fé e à oração. Devemos pôr tudo nas mãos de Deus. O abandono na providência foi o que me salvou”.

"Junto com a força da oração, esteve o apoio de nossos amigos, nossas famílias, a comunhão dos santos. Não poderíamos ter suportado esta situação sem a oração", destacou.

Também agradeceu a todas e cada uma das pessoas que apoiaram Vincent até o final. "Demonstro-lhes minha sincera gratidão. Tenho certeza de que todas essas orações serão devolvidas. Hoje vou rezar por eles meu terço, sem eles, não teríamos suportado", expressou.

Em relação à possível instrumentalização da morte de Vincent Lambert, Anne assegura que seu irmão foi "um bode expiatório", pois sua morte não era "de modo algum" a vontade da família.

"Desde o início, nunca quisemos tal cobertura da mídia. E insisto nesse ponto. Mas, em nossa família, há aqueles que são tentados a correr atrás dos microfones para declarar coisas mais ou menos exatas", assegurou.

Confira também: