Em declarações feitas a Rádio Vaticano, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Arcebispo Stanislao Rylko, assinalou que, graças a XX Jornada Mundial da Juventude,  Colônia se converteu em uma “luz de esperança” para a Europa e o mundo.

“Esta cidade, situada no coração da Europa, é uma luz de esperança, diante da forte crise de identidade”  que vive este continente, disse o Arcebispo polonês; e assinalou que  a Europa “está renegando, ao menos a nível institucional, de suas próprias raízes cristãs”.

O Presidente do Dicastério vaticano responsável pelas JMJ, assinalou também que o evento em Colônia “é todo um desafio para eles, já que têm que fazer que o mundo todo veja, através de seu testemunho de fé, que o cristianismo não é só um glorioso passado do nosso continente, mas sobre tudo é parte de seu presente e de seu futuro, já que os jovens são a nova geração de discípulos de Cristo”.

Dom Rylko recordou além disso a importância de que cada pessoa seja si mesmo, “e isto só é possível nos ajoelhando diante de Deus”. Por isso é que a mensagem desta XX Jornada Mundial da Juventude é a de “tentar viver a própria vida como uma verdadeira adoração a Deus, rechaçando qualquer tipo de idolatria que a cultura moderna impõe com tanta força, só deste modo a vida de cada pessoa tem sentido completo”, concluiu.