O Vaticano assinou um acordo com o Estado africano de Burkina Faso que permitirá que a Igreja Católica no país realize a sua missão.

O acordo assinado nesta sexta-feira, 12 de julho, está redigido em francês e composto por um preâmbulo, 19 artigos e um protocolo adicional.

Em particular, em virtude do texto assinado, "é reconhecida a personalidade jurídica pública da Igreja e de suas instituições. As duas partes, embora salvaguardando a independência e autonomia que lhe são próprias,  comprometem-se em colaborar para o bem-estar moral, espiritual e material da pessoa humana e para a promoção do bem comum. O acordo entrará em vigor com a troca de instrumentos de ratificação".

O acordo, que regulamenta o status jurídico da Igreja Católica em Burkina Fasso, foi assinado na Sala dos Tratados do Palácio Apostólico Vaticano.  Em nome da Santa Sé, assinou o secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher; e em nome de Burkina Fasso, o Ministro de Assuntos Estrangeiros e Cooperação de Burkina Fasso, Alpha Barry.

Confira também: