A deputada da Comunidade Européia do PPE, Elizabeth Montfort, declarou que a ausência na Constituição de uma menção expressa à herança cristã da construção européia, tal e como lembraram os chefes de Estado e de Governo dos 25 paises no Conselho Europeu de junho, é “um atentado contra a identidade européia” e significa “opor-se a construir o futuro europeu sobre fundamentos sólidos”.

Monfort considerou que negar esta referencia “é opor-se a construir o futuro europeu sobre fundamentos sólidos, condição necessária para que a Europa seja não apenas um espaço econômico, mas, sobretudo uma comunidade de valores”, acrescentou.

A deputada lamentou a ausência no texto desta referencia explicita depois desta causa reuniu mais de uma milhão de assinaturas e conseguirá o respaldo de 50 ONGs que representam mais de 55 milhões de pessoas.

“Nenhum assunto ter sido objeto de tanto apoio”, acrescentou.

Deste modo, mostrou sua satisfação pelas numerosas declarações sobre esta referencia realizada, inclusive na Franca, “único país que com a Bélgica rechaçaram esta menção”. Não obstante, reconheceu que esta resposta “permitiu a todos os europeus tomarem consciência de que sua herança religiosa comum é a herança cristã”.

Apesar disso se felicitou pelo conteúdo do artigo 51 da futura Constituição européia que deverá ser ratificada pelos 25 paises membros da EU antes de 1º de novembro de 2006.

Assim, destacou o reconhecimento que o Tratado Constitucional faz do estatuto das Igrejas, tal e qual existem nos Estados membros, e o fato de que recomendem o dialogo regular entre estas organizações religiosas e as comunidades fiéis.