O Papa Francisco elevou a Prelazia territorial de Cristalândia (TO) à categoria de Diocese e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira, até então Bispo Prelado; ao mesmo tempo, mudou os limites entre esta nova Diocese e a de Miracema do Tocantins.

A nova Diocese de Cristalândia passa a contar com uma superfície de 62.691 km² e população de 245.020 habitantes, dos quais 138.750 são católicos. No total, são 17 paróquias, 19 sacerdotes diocesanos, 2 sacerdotes religiosos e 23 religiosas.

Abrange os municípios de Araguaçu (TO), Caseara (TO), Chapada de Areia (TO), Cristalândia (TO), Divinópolis (TO), Dorilândia (TO), Dueré (TO), Formoso do Araguaia (TO), Lagoa da Confusão (TO), Marianópolis (TO), Monte Santo do Tocantins (TO), Nova Roslândia (TO), Paraíso do Tocantins (TO), Pium (TO), Pugmil (TO), Sandolândia (TO), Bonópolis (GO), Mutunópolis (GO), Novo Planalto (GO), Porangatu (GO), São Miguel do Araguaia (GO).

Por sua vez, a Diocese de Miracema do Tocantins possui agora uma superfície de 47.816 km² e população de 224.620 habitantes, dos quais 153.760 são católicos. Esta Diocese passa a contar com 22 paróquias, 19 sacerdotes diocesanos, 2 sacerdotes religiosos, 10 diáconos permanentes, 7 seminaristas e 27 religiosas.

Seu território abrange os seguintes municípios do estado do Tocantis: Abreulândia, Araguacema, Barra do Ouro, Barrolândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantis, Brasilândia, Campos Lindos, Centenário, Colmeia, Colinas do Tocantis, Couto Magalhães, Dois Irmãos, Fortaleza do Tabocão, Goiatins, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Juarina, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Recursolândia, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins, Tupirama, Tupiratins.

Bispo da Diocese de Cristalândia

Dom Wellington de Queiroz Vieira é natural de Tocantinópolis (TO), onde nasceu em 11 de julho de 1968. Estudou Filosofia em Brasília (DF) e Teologia no Rio de Janeiro (RJ) e obteve dois mestrados em Roma: um em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana e outro em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.

Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1996, para a Diocese de Tocantinópolis, na qual serviu como pároco em Xambioá (TO) e Araguaína (TO), como membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, além de vigário judicial e ecônomo da diocese.

Em 16 de novembro de 2016, foi nomeado Bispo Prelado de Cristalândia e recebeu a ordenação episcopal em 4 de fevereiro de 2017.

Confira também: