A Conferência Episcopal do Paquistão se reuniu no dia 4 de julho com o primeiro-ministro Imran Khan, para falar sobre as preocupações da comunidade católica e de outras minorias religiosas no país.

"Nosso encontro com o primeiro-ministro Imran Khan durou cerca de 30 minutos, durante os quais conversamos sobre as questões e as preocupações dos cristãos no Paquistão", expressou Dom Benny Mario Travas, Bispo de Multan e secretário-geral da Conferência Episcopal do Paquistão.

O Prelado comentou que, em nome do Episcopado e das sete Dioceses católicas de Karachi, Hyderabad, Multan, Faisalabad, Lahore, Islamabad-Rawalpindi e Quetta, ofereceram "uma contribuição para a construção dos principais reservatórios de água do Paquistão".

Segundo a agência vaticana Fides, o encontro ocorreu em 4 de julho e foi organizado por Jamshed Thomas, membro cristão do Parlamento Federal. Também participaram o Arcebispo de Lahore, Dom Sebastian Francis Shaw, e o recém nomeado Bispo de Faisalabad, Pe. Indrias Rehmat.

No encontro, o primeiro-ministro agradeceu as boas obras que a Igreja realiza para o desenvolvimento do país. Além disso, reiterou que o governo está empenhado em "realizar todos os esforços possíveis para enfrentar os desafios vividos pelas comunidades das minorias religiosas no país".

Dom Joseph Arshad, presidente da Conferência Episcopal, entregou a Imran Khan um cheque de mais de cinco milhões e meio de rúpias paquistanesas (cerca de 32,470 euros), destinadas à construção das represas de Diamer-Bhasha e Mahmand.

Em novembro de 2018, "os bispos decidiram arrecadar fundos para apoiar a iniciativa lançada pelo então presidente da Suprema Corte do Paquistão, Mian Saqib Nisar, que havia criado um fundo específico para as duas represas de Diamer-Basha e Mahmand”, informou a agência Fides.

Da mesma forma, indicaram que essa iniciativa "era apoiada por Imran Khan que, quando se tornou primeiro-ministro, assumiu o compromisso de construir essas duas grandes bacias hidrográficas".

Por sua vez, o Bispo de Hyderabad, Dom Samson Shukardin, declarou à Fides que os bispos escreveram “cartas aos fiéis pedindo a eles que arrecadassem fundos para ajudar o governo do Paquistão nesta iniciativa de construção dos reservatórios de água".

"Oferecemos o que vem da generosidade dos fiéis", disse o Prelado, acrescentando que “todos os anos vemos os efeitos das mudanças climáticas e do forte aumento de calor durante o verão”.

"Sofremos pela escassez de água e por outras crises a ela relacionadas. Nós, bispos, sentimos a necessidade de apoiar essa causa e tomamos a iniciativa, encorajando nossos sacerdotes e fiéis a contribuírem generosamente", expressou Dom Shukardin.

Nesse sentido, explicou que "a Igreja já está a serviço do país, oferecendo educação de qualidade e saúde através de faculdades, escolas, hospitais, obras sociais".

Também lembrou que nos últimos anos a Igreja contribuiu "para a proteção do meio ambiente, para combater o aquecimento global, para conscientizar nosso povo a usar a água de maneira responsável e de poupá-la".

Dom Shukardin disse que “cada diocese trabalha para proteger o meio ambiente, em colaboração com os escritórios do governo nos respectivos territórios”. Além disso, afirmou que, "em todo o Paquistão, contribuímos para o plantio de mais de 10 milhões de árvores, por meio da Cáritas nacional, o braço social da Igreja Católica no Paquistão".

Confira também: