Uma associação de proprietários exigiu que uma família de Michigan, nos Estados Unidos, retire uma pequena estátua da Virgem Maria colocada no quintal de entrada porque violaria as "políticas de vizinhança".

Todas as manhãs, os membros da família Samona, que professa a fé católica, rezam em frente à pequena estátua que fica no quintal de sua casa em Tollgate Woods, na cidade de Novi. No entanto, no dia 2 de julho, receberam a carta da Associação de Proprietários de Tollgate, pedindo a retirada da imagem, segundo informa ‘Detroit Free Press’.

A carta diz que a família viola os estatutos da associação, mas não cita a seção específica. Quando a mídia local tentou se comunicar com Debbie Laudermilch, a presidente do grupo da vizinhança, não obteve uma resposta.

"Não tenho dúvidas de que isso é um ataque à nossa religião. Já recebemos grande apoio de amigos e familiares e estamos preparados para lutar com unhas e dentes”, disse Joseph Samona, um dos filhos da família.

Segundo a porta-voz da cidade de Novi, Sheryl Walsh, não há nenhum decreto proibindo uma estátua de natureza religiosa.

"Se a associação de proprietários viesse ao município pedindo apoio, o município não poderia fazê-lo porque essa regra não é uma lei", disse.

Joseph contou que seus pais são católicos muito devotos e comprometidos com a comunidade local. Eles chegaram há décadas aos Estados Unidos para fugir da perseguição religiosa no Iraque.

"Nós só queremos que as pessoas saibam que não importa qual seja a sua fé, seja catolicismo, islamismo ou judaísmo, não devem permitir que ninguém diga que precisam voltar atrás", acrescentou.

Esta não é a primeira vez que atacam a liberdade religiosa desta família.

Em 2005, tentaram fazer com que retirassem um presépio na época do Natal. No entanto, a família contratou um advogado, atraindo assim a atenção da imprensa, até que a associação recuou.

Também em 2009, a associação de proprietários lhes pediu que retirassem a mesma estátua de Nossa Senhora. A família nunca respondeu e a associação também não.

Confira também: