Durante a cerimônia de bênção e dedicação do novo altar da Catedral Metropolitana, o Arcebispo de Asunción, Dom Pastor Cuquejo, denunciou a imoralidade, a dispersão e a confusão de crenças que são vividas no país e afirmou que Paraguai necessita do vigor e da solidez da fé.

A solene cerimônia começou com a procissão da imagem da Virgem da Assunção desde o Pantheon dos Heróis até a Catedral, acompanhada por centenas de paroquianos.

“Esta é a casa de Deus, este é o altar de pedra onde será recordada a morte e ressurreição do Senhor. Deste histórico templo se expandiu nossa fé por todo o país”, afirmou o Prelado durante sua homilia.

Na celebração – realizada ao comemorar os 457 anos da criação do então bispado da Santíssima Assunção-, o Arcebispo recordou que o país vive um momento difícil pela deserção e confusão de crenças, pela imoralidade e por todos aqueles feitos negativos que afetam a fé das pessoas.

Ao culminar a cerimônia, Dom Cuquejo derramou o santo óleo por todo o altar de pedra, trazido de Emboscada e Caaguazú; e ungiu com o óleo as 12 cruzes colocadas nos pilares da Catedral para recordar as 12 tribos de Israel.

A Catedral de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção é o primeiro templo elevado pela bula do Papa Paulo III em 1º de julho de 1547 na Bacia do Rio da Prata.