Uma imagem de madeira da Virgem María é considerada na cidade do Nagasaki um símbolo de paz e um emblema da luta anti-nuclear no mundo. Para que os fiéis possam venerá-la, inaugurou-se recentemente uma capela na Catedral de Urakami nesta cidade.

Conforme informou a agência EFE, a capela se abriu ao público ao comemorar o 60º aniversário das bombas atômicas que caíram em Hiroshima e Nagasaki em 1945 e que deram fim à Segunda guerra mundial.

Originariamente, a Catedral de Urakami, estava a meio quilômetro do lugar onde estorou a bomba atômica, por isso resultou arrasada até os alicerces. Dentro da Catedral havia uma imagem em madeira da Virgem María que tinha sido esculpida originariamente na Itália com o modelo da Imaculada Concepção de Murillo e que tinha sido dada de presente em 1920.

A estátua de madeira ocupava a parte central do altar da catedral e por isso se queimou no lado direito, lado que dava para a zona onde a bomba explodiu. O que ficou da imagem foi somente o busto, que com o tempo chegou a ser conhecido como a “Virgem Bombardeada”. Quando foi achado, o rosto da Virgem parecia fatalmente prejudicado, com as conchas dos olhos vazias, carbonizadas as bochechas e os cabelos, e com uma brecha no lado esquerdo da cara que, segundo os crentes, dá a impressão de ser lágrimas da Mãe de Deus.

"María Bombardeada foi achada em circunstâncias insólitas, com a catedral reduzida a cinzas, o que é suficiente para pensar em um milagre. E sua aparência tão dolorosa parece mostrar que a Virgem carga com todo o sofrimento das vítimas", indicou o Padre Isamu Hiranu e acrescentou que “muitos superviventes do bombardeio atômico pensam que esta tragédia foi permitido por Deus e que as vidas de todas suas vítimas foram entregues para impedir que houvesse mais sacrifícios sem sentido”.

A capela da Virgem de Urakami, como também se conhece a imagem de madeira da Virgem María, foi reconstruída mediante fotografia e lembranças dos sobreviventes, mas a uma menor escala que a original. Também se colocaram pranchas de madeira nas paredes com os nomes dos fiéis vítimas do ataque nuclear. Segundo Hiranu, a partir de agora, “esta capela será um lugar para rezar pela paz mundial e o repouso das vítimas”.

"Este busto é um símbolo que transmite ao mundo a importância da fé e a necessidade de paz no mundo, mas também mostra todo o horror da bomba atômica", assinalou o presbítero.

A idéia de escolher esta figura religiosa como um emblema de paz e da necessidade de eliminar todas as armas nucleares do planeta se plasmou em um movimento cidadão que pretende registrar a "María Bombardeada" como patrimônio mundial na UNESCO.

74 mil pessoas morreram imediatamente com a bomba nuclear de 1945 e outras 63 mil morreriam logo pelas radiações.