A decisão da Santa Sé de conceder indulgência plenária aos participantes da próxima Jornada Mundial da Juventude expressa  a importância deste evento, assinalou a Rádio Vaticano o Cardeal Georges Cottier, teólogo da Casa Pontifícia.

“A Indulgência Plenária, que o Papa Bento XVI concedeu aos participantes da Jornada Mundial da Juventude em Colônia, sublinha o significado deste encontro de jovens do mundo inteiro”, disse o Cardeal Cottier.

O Cardeal, um destacado teólogo  dominicano, explicou que “os Papas concedem a Indulgência Plenária exclusivamente em momentos caracteristicamente especiais, como por exemplo em um Ano Santo”. “Isso significa, portanto, que a JMJ não apenas será reconhecida como uma grande herança de João Paulo II, mas como um acontecimento muito, mas muito importante na vida da Igreja”, adicionou.

“Naturalmente –prosseguiu o Cardeal Cottier- com a Indulgência se destaca mais ainda o sentido e significado da Jornada Mundial da Juventude”.

O Cardeal assinalou finalmente que “os jovens estão em busca”.  “Eles possuem um sentido muito fino com relação ao destino da humanidade. Conforme posso perceber, os jovens som especialmente sensíveis ao chamado que lhes faz Deus, que a todos ama”.