O Papa Francisco nomeou como Bispo da Diocese de Guanhães (MG), que estava vacante, o até então Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Otacílio Ferreira de Lacerda.

A Diocese de Guanhães estava vacante desde julho de 2018, quando o Pontífice aceitou a renuncio do seu então Bispo, Dom Jeremias Antônio de Jesus, por motivo de saúde.

O novo Bispo diocesano, Dom Otacílio Ferreira Lacerda, nasceu em 17 de novembro de 1960, em Palma (MG). Estudou Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Filosofia no Instituto Superior de Filosofia no Mosteiro São Bento, em São Paulo, e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também na capital paulista.

Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988 e incardinado na Diocese de Guarulhos.

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado Bispo auxiliar de Belo Horizonte pelo Papa Francisco e recebeu a ordenação episcopal em 18 de março de 2017, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Em seu ministério episcopal na arquidiocese mineira, conforme informa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Otacílio integra o Comitê Gestor da Mitra Arquidiocesana (Cogem); acompanha as pastorais sociais, os projetos de ação pastoral no mundo do trabalho e habitação, articulados pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política; é bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que abrange 14 cidades da região metropolitana.

O Prelado também coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional, a Pastoral Presbiteral Regional e o Diaconato Permanente.

Além disso, preside os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

Foi reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Leste 2 da CNBB em  6 de junho de 2019, para o quadriênio 2019-2023.

Confira também: