A Associação de Líderes Católicos Latinos (CALL, na sigla em inglês) expressou seu rechaço ao projeto de lei que violaria o segredo de confissão no estado da Califórnia (Estados Unidos).

Em um comunicado divulgado na segunda-feira, 17 de junho, CALL expressou sua oposição ao projeto de lei SB 360, que constitui "uma tentativa de minar a liberdade religiosa", pois "os católicos se aproximam do sacramento da confissão para examinar suas consciências e pedir a absolvição".

"Esta prática é única para a nossa fé católica e qualquer tentativa por parte do governo de legislar sobre o que é sagrado só pode ser vista como um ataque contra os católicos e uma violação da liberdade religiosa concedida pela Constituição dos Estados Unidos".

O projeto de lei, originalmente, ordenava que os sacerdotes da Califórnia quebrassem o sigilo de confissão em qualquer momento em que tivessem conhecimento ou suspeita de abuso infantil, ao escutar a confissão de qualquer penitente.

O texto foi alterado pelo comitê de designação do Senado no dia 16 de maio, no entanto, ainda obrigaria os sacerdotes a informarem para a polícia sobre o conhecimento ou a suspeita de casos de abuso infantil segundo informações obtidas em confissão de outro presbítero ou companheiro de trabalho.

Falta agora que seja apresentado ao plenário do Senado para seu debate e votação.

Em uma carta enviada a Anthony Rendon, presidente da Assembleia Legislativa da Califórnia, os líderes latinos reconheceram que os abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero "foram horríveis” e expressaram “total solidariedade às vítimas".

"Nossa Igreja, como instituição, deve sempre buscar que estes fatos sejam tratados de forma adequada", por isso, se tem trabalhado em diversos protocolos para assegurar o bem-estar dos mais vulneráveis “e remover os suspeitos. A Igreja aprendeu com seu passado recente”, afirmaram.

No entanto, indicaram, "não podemos permanecer em silêncio quando uma pessoa eleita tenta legislar para estabelecer limites à nossa liberdade religiosa. O projeto SB 360 não pode ser realizado, não protege as crianças e só pode ser descrito como um ataque veemente contra nossa fé e práticas católicas”.

"Por favor, oponham-se ao projeto SB 360", concluem os líderes católicos latinos.

Confira também: