O Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 17 de junho, Mons. Georges Khoury como novo Bispo da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas.

A Eparquia estava vacante desde fevereiro de 2018, quando o Pontífice transferiu Dom Joseph Gébara para a Arquieparquia Greco-Melquita de Petra e Filadélfia, na Jordânia. Desde então, conforme assinala o site da CNBB, estava sendo conduzida pelo Bispo auxiliar de São Paulo (SP) Dom Sérgio de Deus Borges, designado como administrador apostólico.

Em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, a eparquia é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil, sendo uma das igrejas Sui Iuris. Foi instituída em 26 de maio de 1972 pelo Papa Paulo VI, sendo sua Sé a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso, na cidade em São Paulo.

O Bispo nomeado da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas, Mons. Georges Khoury nasceu em 1970, na cidade de Safita, no Estado de Tartous, no noroeste da Síria.

Em uma breve biografia de Mons. Khoury, a CNBB assinala que cursou faculdade de letras em Al-Baath Universidade-Homs, formando-se em 1992. Atuou como professor de língua inglesa nas escolas das periferias da cidade de Safita.

Entrou para o convento de São Paulo, em Safita, no final de 1994, onde estudou Teologia até 1998, ano em que foi ordenado por Dom Michael Yatim. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1999, por Dom Fares Maakaroun. Em 2000, pela autorização do patriarca Makssimos Hakim, foi enviado ao Brasil.

Desde então, atuou como pároco na Catedral Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo (SP). Em 2003, foi transferido para a paróquia de São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Rio de Janeiro. Em janeiro de 2009, recebeu o título de monsenhor.

Possui especialização em Sagradas Escrituras e pós-graduação em Docência do Ensino Religioso pela faculdade Futura, de Votuporanga (SP).

Confira também: